O RAID 5, também conhecido como "paridade", é um método de detecção de erros usado para detectar e corrigir erros em transmissões de dados; isso é feito através de verificações específicas nos blocos de dados de uma faixa. Em caso de falha de uma das unidades, as informações da mídia ou unidade ausente poderão ser recriadas através do exame dos dados restantes e das informações de paridade. Essas informações permitem que o sistema gere novamente os bits de dados ausentes.
O RAID 5 incorpora a distribuição de dados. Em uma matriz RAID 5 com três ou mais unidades, os dados e a paridade são distribuídos entre todas as unidades. Os dados são processados em duas unidades, enquanto que a terceira armazena as informações de paridade. Se uma das unidades de dados for perdida, as informações de paridade garantem a recriação dos dados ausentes.
O RAID 5 combina bom desempenho, tolerância a falhas, alta capacidade e eficiência de armazenamento. Devido à necessidade do sistema de calcular as informações de paridade durante a atividade de gravação, o RAID 5 é mais adequado a situações em que a atividade de leitura é muito maior que a de gravação. (Em situações nas quais a atividade de gravação é alta, o RAID 1 é provavelmente a melhor opção.)
O RAID 5 aumenta a capacidade virtual da mídia, pois três unidades aparecem como uma única unidade virtual. Por exemplo, se a capacidade da mídia for 2GB, normalmente serão necessárias duas fitas de alcance para fazer backup de 4GB. Entretanto, com o RAID 5, é possível armazenar os mesmos 4GB em uma mídia virtual sem alcance. Caso esteja usando três unidades com RAID 5, a sua capacidade de armazenamento duplicará. Caso esteja usando cinco unidades com RAID 5, a sua capacidade de armazenamento aparente quadruplicará.
Copyright © 2011 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |