Tópico anterior: Configurar sistemas VMware vCenter Server 2.0.2

Próximo tópico: Configurar o protocolo de comunicação HTTP nos sistemas vCenter Server 4.0

Configurar sistemas VMware vCenter Server 2.5

Este tópico descreve como configurar o protocolo de comunicação em sistemas vCenter Server 2.5.

Para configurar sistemas VMware vCenter Server 2.5

  1. Instale o VMware VCenter Server. Para obter mais informações sobre os requisitos do VMware vCenter Server, consulte o Guia de Instalação do VMware vCenter no site da VMware.
  2. Instale o VCB no sistema proxy de backup com as seguintes condições de ambiente:
  3. Para configurar o backup de VMs por meio de um Proxy de backup do VCB e um sistema VMware vCenter Server, configure um dos seguintes protocolos de comunicação:
    https

    Para usar o https como protocolo de comunicação entre o sistema vCenter Server e o sistema proxy de backup, você deve copiar o certificado SSL gerado automaticamente a partir do sistema vCenter Server para o sistema proxy de backup e, em seguida, instalar o certificado no sistema proxy de backup.

    Observação: https é o protocolo de comunicação padrão usado pela Ferramenta de configuração do ARCserve VMware e pelo utilitário ca_vcbpopulatedb. A comunicação https permite que o CA ARCserve Backup se comunique com o sistema proxy de backup VCB e o sistema ESX Server ou o sistema vCenter Server.

    É possível acessar o certificado SSL (denominado rui.crt) no seguinte diretório do sistema ESX Server:

    C:\Documentos e configurações\All Users\Dados de aplicativos\VMware\VMware VirtualCenter\SSL\rui.crt
    

    Para instalar o certificado SSL, clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione Instalar no menu pop-up.

    Observação: o nome do host designado no certificado SSL deve corresponder ao nome do sistema vCenter Server especificado na execução da Ferramenta de configuração do VMware do ARCServe (utilitário ca_vcbpopulatedb). Se o nome não corresponder ou se o nome do host não existir no certificado SSL, a seguinte mensagem será exibida "Certificado de servidor inválido". O nome CN do certificado não corresponde ao valor transmitido". Selecione Sim para continuar.

    http

    Para usar http como protocolo de comunicação entre o sistema proxy de backup e o sistema vCenter Server, é necessário configurar o protocolo http no sistema vCenter Server no seguinte arquivo:

    "C:\Documentos e configurações\All Users\Dados de aplicativos\VMware\VMware VirtualCenter\proxy.xml";
    
    1. Abra o arquivo denominado proxy.xml usando um aplicativo de edição de texto.
    2. Navegue até a lista de pontos de término no arquivo (identificada pela marca <EndpointList>) que contém as configurações do serviço da web com suporte a SDK. As marcas aninhadas podem aparecer desta maneira:
      <e id="1">
      <_type>vim.ProxyService.LocalServiceSpec</_type>
      <serverNamespace>/sdk</serverNamespace>
      <accessMode> httpsWithRedirect </accessMode>
      <port> 8085 </port>
      </e>
      
    3. Altere o accessMode para httpAndHttps.
  4. Reinicie o serviço VMware vCenter Server na linha de comando ou no painel de controle dos serviços do Windows.
  5. Instale o agente cliente para Windows do CA ARCserve Backup no sistema proxy de backup.
  6. No sistema proxy de backup, especifique o local de montagem da VM. Para obter mais informações, consulte Especificar um local de montagem temporário da VM.
  7. Execute a ferramenta de configuração do ARCserve VMware para preencher o banco de dados do CA ARCserve Backup com informações sobre o ambiente do VMware.

    Você também pode preencher o banco de dados do ARCserve usando o utilitário de linha de comando ca_vcbpopulatedb.

    Importante: as VMs do sistema ESX Server deverão estar em execução quando esse utilitário for executado. Se as VMs não estiverem em execução, o utilitário não preencherá o banco de dados do CA ARCserve Backup com informações sobre as VMs. Todas as VMs devem ter um nome de host e um endereço IP atribuídos e as mais recentes ferramentas do VMware instaladas.

Para obter mais informações, consulte o Guia de Configuração do Desenvolvedor para VMware Infrastructure SDK 2.5 no site da VMware.