Tópico anterior: Gerenciar serviços

Próximo tópico: Interromper um cenário

Executar o cenário sem usar o assistente

Após criar um cenário, você deve executá-lo para iniciar o processo de replicação. Geralmente, antes que as alterações de dados no mestre comecem a ser replicadas na réplica, o mestre e a réplica precisam ser sincronizados. Portanto, a primeira etapa ao iniciar uma replicação é sincronizar os servidores mestre e de réplica. Após a sincronização dos servidores, uma replicação online é iniciada automaticamente, atualizando continuamente a réplica com todas as alterações que ocorrem no mestre.

A replicação de pontos de montagem só terá êxito se os pontos forem adicionados ao mestre antes de o mecanismo ser iniciado. Se tiver incluído pontos de montagem nos diretórios raiz do mestre quando o mecanismo já estava em execução, nenhum erro será relatado, mas a replicação não terá início. Nesse caso, é preciso reiniciar o mecanismo no mestre antes de iniciar a replicação.

Observação:  para que o processo de replicação tenha êxito, verifique se o usuário no qual o mecanismo do CA ARCserve RHA está em execução tem permissão de leitura no mestre, permissões de gravação e leitura em cada diretório raiz de replicação e nos arquivos incluídos, e em todos os hosts de réplica participantes.

Para executar o cenário sem usar o assistente

  1. No painel Cenário, selecione o cenário que deseja executar.
  2. Clique em Executar na barra de ferramentas Padrão.

    Antes de iniciar a sincronização e a replicação, o CA ARCserve RHA verifica a configuração do cenário. Após a conclusão bem-sucedida da verificação, o gerenciador do CA ARCserve RHA exibe esta mensagem: Tem certeza de que deseja executar o cenário "scenario_name?". Se os problemas forem descobertos, o painel superior exibirá mensagens de aviso e de erro resultantes da verificação.

    Observação:  a verificação de cenário analisa vários parâmetros diferentes entre os servidores mestre e de réplica, para garantir uma alternância bem-sucedida. Se algum erro ou aviso for informado, você só poderá continuar depois de solucioná-lo.

  3. Corrija os erros antes de continuar. Os erros são reportados no painel Evento.

    Quando nenhum erro for reportado, a caixa de diálogo Executar aparecerá com as opções de sincronização.

    Observação: não use Ignorar sincronização em nenhum cenário em que esteja replicando um banco de dados.

  4. Selecione a opção Ignorar arquivos de mesmo tamanho/hora para pular a comparação de arquivos com o mesmo caminho, nome, tamanho e hora de modificação, que geralmente são idênticos, para reduzir o tempo de sincronização.
  5. Selecione Ignorar a sincronização somente quando você tem certeza de que os arquivos no mestre e de réplica são idênticos.

    Padrão: as opções Sincronização por arquivos e Ignorar arquivos de mesmo tamanho/hora são selecionadas.

  6. Clique em OK.

    A sincronização pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do banco de dados e da largura de banda da rede entre o mestre e a réplica. Você receberá a seguinte mensagem na janela de evento quando a sincronização for concluída: Todas as modificações ocorridas durante a sincronização foram replicadas.

Neste ponto, o cenário está ativo e em funcionamento. Por padrão, um relatório de sincronização é gerado quando a sincronização é concluída. Para exibir o relatório, consulte o tópico Exibir um relatório. Também é possível gerar Relatórios de replicação regulares para monitorar o processo de replicação em cada servidor participante. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do CA ARCserve RHA.