O CA ARCserve RHA PowerShell é oferecido a usuários como uma alternativa ou um complemento para gerenciar o processo de replicação usando a GUI (interface gráfica do usuário) do gerenciador do CA ARCserve RHA. Ele amplia e facilita os recursos do WS CLI fornecidos em versões anteriores e oferece suporte às operações de recuperação de falhas e de alta disponibilidade.
O Windows PowerShell™ é um novo shell de linha de comando do Windows e um ambiente de script, projetado especialmente para administradores de sistema. O shell inclui um prompt interativo e um ambiente de script que podem ser utilizados em conjunto ou de maneira independente. Diferente de muitos shells que aceitam e retornam texto, o Windows PowerShell se baseia em CLR (Common Language Runtime - Linguagem comum em tempo de execução) do .NET e no .NET Framework, e aceita e retorna objetos do .NET.
O Windows PowerShell™ é fornecido com um grande conjunto de comandos internos e uma interface consistente. O CA ARCserve RHA PowerShell foi desenvolvido para ser executado no Windows PowerShell™ padrão, mas adiciona vários comandos relacionados a cenários, denominados snap-ins. Esses snap-ins, que permitem configurar um cenário de replicação e controlar e monitorar os processos de replicação e de alternância, são descritos neste Guia. Todos os cenários gerenciados pelos comandos do CA ARCserve RHA PowerShell têm aparência e funcionamento exatamente iguais aos cenários controlados pelo gerenciador do CA ARCserve RHA e são salvos automaticamente no mesmo local padrão: INSTALL_DIR/ws_scenarios .
O Windows PowerShell introduz o conceito de cmdlet ("command-let"). O cmdlet é uma ferramenta simples de linha de comando com uma única função incorporada ao shell, cujo propósito é manipular objetos. É possível reconhecer cmdlets pelo formato do nome: um verbo e um nome separados por hífen (-), como Get-Help, Get-State e Run-Scenario. Os verbos expressam ações específicas no Windows PowerShell, enquanto os nomes descrevem tipos de objetos específicos.
No Windows PowerShell, muitos cmdlets são muito simples e se destinam ao uso em conjunto com outros cmdlets. Por exemplo, os cmdlets "get" apenas recuperam dados, os cmdlets "set" apenas estabelecem ou alteram dados, os cmdlets "format" apenas formatam dados e os cmdlets "out" apenas direcionam a saída para um destino especificado.
Os cmdlets do PowerShell têm parâmetros comuns que não são descritos neste guia. Para obter mais informações sobre os parâmetros comuns, digite:
get-help about_commonparameters
Os cmdlets do PowerShell podem ter parâmetros obrigatórios e opcionais. Se faltar um parâmetro obrigatório, você será solicitado a inseri-lo. Se faltar um parâmetro opcional, o PowerShell usará o valor padrão.
O Windows PowerShell proporciona um novo modelo interativo baseado em objetos e não em texto. Uma grande vantagem do uso de objetos é facilitar bastante o pipeline de comandos, ou seja, passar a saída de um comando como entrada de outro comando.
O comando que recebe um objeto pode agir diretamente em suas propriedades e métodos sem qualquer conversão ou manipulação. Você pode fazer referência às propriedades e métodos do objeto pelo nome, em vez de calcular a posição dos dados na saída.
No próximo exemplo, o resultado do comando Get-Scenario é passado a um comando Get-Hosts. O operador de pipeline (|) envia o resultado do comando à sua esquerda para o comando à sua direita, e a saída é enviada para um comando Format-Table.
PS> Get-Scenario "File Server*" | Get-Hosts | FT -AUTO
Scenario Name Role Parent State IP Port
-------- ---- ---- ------ ----- -- ----
File Server 1 192.168.1.152 Master -- Running 192.168.1.152 25000
File Server 1 192.168.1.153 Replica 192.168.1.152 Running 192.168.1.153 25000
File Server 192.168.1.152 Master -- Stopped 192.168.1.152 25000
File Server 192.168.1.153 Replica 192.168.1.152 Stopped 192.168.1.153 25000
Para usar o CA ARCserve RHA PowerShell, será necessário instalar o Windows PowerShell e os snap-ins do CA ARCserve RHA.
Para obter informações detalhadas sobre os requisitos e a instalação do Windows PowerShell e dos snap-ins do CA ARCserve RHA, consulte o Guia de Instalação do CA ARCserve RHA.
Importante: O CA ARCserve RHA PowerShell e o serviço de controle do CA ARCserve RHA ao qual ele está conectado devem ser da mesma versão.
Após a instalação do Windows PowerShell e dos snap-ins do CA ARCserve RHA, é possível executar o CA ARCserve RHA PowerShell de dois locais:
Importante: Ao executar alguns comandos no PowerShell, se você definir diferentes senhas no mestre, na réplica e no serviço de controle, ocorrerá um erro de sistema e poderão ocorrer erros na execução ou conclusão de algumas operações. Para evitar esse problema, use a mesma senha de administrador em todos os hosts.
Para executar o CA ARCserve RHA PowerShell a partir do atalho do CA ARCserve RHA PowerShell:
Depois de abrir o CA ARCserve RHA PowerShell, a seguinte janela é exibida, listando todos os snap-ins do CA ARCserve RHA PowerShell:
Agora você precisa se conectar ao Serviço de controle que gerencia as operações do CA ARCserve RHA. Para fazer isso, use o comando Connect-XO.
Para executar o CA ARCserve RHA PowerShell a partir do atalho do Windows PowerShell:
A janela do Windows PowerShell é exibida.
CD 'INSTALLDIR\Powershell Snapin'
O diretório é alterado.
.\xo.ps1
Os snap-ins do CA ARCserve RHA PowerShell são instalados e você pode começar a usá-los para conectar-se ao serviço de controle que gerencia as operações do CA ARCserve RHA.
Há várias formas de obter ajuda e informações adicionais no PowerShell:
<command_name> -?
get-command <command_name>
get-help <command_name> -detailed
A exibição detalhada do arquivo de ajuda do comando inclui uma descrição, a sintaxe do comando, descrições dos parâmetros e um exemplo que demonstra o uso do comando.
<parameter_name>: !?
get-command
get-command | where {$_.DLL -match "XO"} | format-table
alias xo*
get-pssnapin
No Windows PowerShell, há vários comandos que permitem alterar a exibição da saída:
Para alterar o formato da saída de qualquer comando, use o operador de pipeline (|) para enviar a saída do comando para um comando Format.
Por exemplo, o comando a seguir envia a saída de um comando Get-Scenario para o comando Format-Table. Como resultado, os dados são formatados como uma tabela:
PS>get-scenario |Format-table
ID Group Name Type master State Sync AR
-- ----- ---- ---- ------ ----- ---- --
1123633468 Scenarios File Server 1 FileServer 192.168.1.152 Running File False
1123633497 Scenarios Exchange Server Exchange 192.168.1.152 Running Block True
1123633852 Scenarios File Server 3 FileServer Unknown File False
3848963840 Scenarios File Server FileServer 192.168.1.152 Stopped File False
3848982942 Scenarios File System 1 FileServer QA99-W2K3-EX8 Running File False
Para obter mais detalhes, use os seguintes comandos para ler a ajuda dos comandos Format:
get-help format-list
get-help format-table
get-help format-wide
get-help format-custom
Copyright © 2012 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |