Protegendo ambientes do Hyper-V › Alternância e retorno › Como funcionam a alternância e o retorno
Como funcionam a alternância e o retorno
Depois de iniciada a execução do cenário de alta disponibilidade e concluído o processo de sincronização, a réplica verifica o mestre regularmente (a cada 30 segundos é o padrão), para verificar se ele está em atividade. Os seguintes tipos de verificação de monitoramento estão disponíveis:
- Ping -- uma solicitação enviada ao computador virtual no mestre para verificar se ele está ativo e respondendo. Se a Verificação de atividade retornar falso, a réplica ativa o computador virtual automaticamente.
- Verificação definida pelo usuário -- uma solicitação personalizada que você pode definir para monitorar aplicativos específicos.
- Conectar ao banco de dados -- uma solicitação enviada ao mestre para verificar se os serviços adequados estão em execução e se a VM está ativa e respondendo aos pings.
Essas verificações são realizadas sequencialmente (se estiverem ativadas). Se ocorrer um erro em qualquer parte do conjunto, toda a verificação será considerada como não realizada. Se todas as verificações falharem durante um tempo limite configurado (por padrão, 5 minutos), a VM no servidor mestre será considerada desativada. Em seguida, dependendo da configuração do cenário de alta disponibilidade, o CA ARCserve RHA enviará um alerta ou iniciará automaticamente uma alternância.
Ao criar um cenário de alta disponibilidade, você define como quer que a alternância seja iniciada.
- Se você selecionar a opção Iniciar alternância manualmente, na página Início da alternância e da replicação inversa, execute uma alternância manual. Para obter mais informações, consulte o tópico, Iniciar alternância.
- Se você selecionar a opção Iniciar alternância automaticamente, ainda será possível executar uma alternância manual, mesmo que o mestre esteja ativo. Você poderá iniciar a alternância quando quiser testar o sistema ou se quiser usar o servidor de réplica para continuar o serviço do aplicativo, enquanto algum tipo de manutenção é realizado no servidor mestre. A alternância acionada (automática) é totalmente idêntica à alternância manual executada pelo administrador, exceto quando é acionada quando ocorre uma falha de recursos no servidor mestre, em vez de o administrador iniciá-la manualmente, clicando no botão Executar a alternância. A resposta de ping no servidor, o status de serviço do aplicativo e a conectividade da VM são monitorados. Os parâmetros de tempo limite são configuráveis e são abordados mais detalhadamente no Guia de Administração do CA ARCserve RHA .
Ao criar um cenário de alta disponibilidade, você define como quer que o cenário de inversão seja iniciado.
- Se você selecionar a opção Iniciar replicação inversa automaticamente, na página Início da alternância e da replicação inversa, a replicação na direção inversa (da réplica para o mestre) será automaticamente iniciada após uma alternância que o servidor mestre original torne disponível outra vez.
- Se você selecionar a opção Iniciar replicação inversa manualmente, será preciso executar o retorno manualmente. Se você selecionar a opção manual e não iniciar um retorno manual, será preciso sincronizar novamente os dados da réplica para o mestre, mesmo depois de comprovar a ocorrência de uma alternância limpa sem falhas do mestre.
Quando o recurso de Replicação inversa está desativado, para iniciá-lo após uma alternância ocorrer, clique no botão Executar. O benefício desse recurso é que uma nova sincronização no sentido inverso não é necessária, se os servidores mestre e de réplica estiverem online e conectados durante a alternância. A nova sincronização envolve a comparação dos dados nos servidores mestre e de réplica para determinar quais alterações devem ser transferidas antes da replicação em tempo real começar; isso pode demorar algum tempo. Se a replicação inversa automática estiver ativada, e se os servidores estavam em modo online durante a alternância, a replicação será invertida sem a necessidade de nova sincronização. Esta é uma das situações em que não é necessária uma nova sincronização.