Como criar um Live CD com base em CentOS
Importante:
- CentOS 7
- Se houver uma necessidade específica de incluir drivers personalizados para executar a BMR em um nó de destino, será necessário fazer download da imagem CentOS-7-x86_64-LiveGNOME.ISO do site do CentOS (em vez de CentOS-7-x86_64-LiveCD.ISO). Em seguida, use o script makelivecd.centos disponível no ambiente do servidor de backup Linux para criar um Live CD inicializável para CentOS7 para qualquer driver personalizado específico. Essa ação é aplicável apenas ao UDP 7 Atualização 1 para Linux.
- Se não houver uma necessidade específica de incluir drivers personalizados, use o Live CD padrão (UDP_Agent_Linux-LiveCD.iso), que está disponível na Atualização 1 do LBS para executar a BMR em um nó de destino.
- Ao contrário do Live CD padrão, a IU fica disponível quando você inicializa o nó de destino do Live CD com base na imagem CentOS-7-x86_64-LiveGNOME.ISO.
- CentOS 8
- No momento, o ISO do CentOS8.0 LiveGNOME não está disponível no site do CentOS. Portanto, para o UDP 7, Atualização 2, não oferecemos suporte à criação de um Live CD inicializável para o CentOS 8 para incluir drivers personalizados. Caso ainda queira incluir drivers personalizados específicos ao Live CD, use o CentOS 7 com UDP 7, Atualização 1, para o sistema operacional recomendado da Atualização 1.
- Se não houver uma necessidade específica de incluir drivers personalizados, use o Live CD padrão (UDP_Agent_Linux-LiveCD.iso), que está disponível na Atualização 2 do LBS para executar a BMR em um nó de destino.
Como gerenciador de armazenamento, é possível criar um Live CD inicializável com base em CentOS. O Live CD CentOS é um ambiente de computação em memória com base em CentOS. A finalidade deste Live CD é fornecer aos usuários a capacidade de usar a funcionalidade CentOS sem instalar o CentOS. O Live CD é executado na memória sem que haja impacto no disco rígido. As alterações que você fizer no ambiente de tempo de execução do Live CD são perdidas após a reinicialização do computador.
Esse Live CD inclui todas as configurações do sistema e arquivos do sistema operacional, e pode ser usado para executar as seguintes funções:
- É possível usar o Agente do Arcserve UDP (Linux) sem instalar de fato o produto. Isso permite que você experimente e avalie o produto sem instalá-lo nem fazer alterações no disco rígido do seu computador.
- É possível executar uma BMR (Bare Metal Recovery - Recuperação Bare-Metal). É possível usar o Live CD para obter o endereço IP da máquina de destino (que é necessário durante a BMR).
Quando usar o Live CD com base em CentOS:
Quando o Live CD padrão não puder identificar o dispositivo de armazenamento e o dispositivo de rede devido à falta do driver de dispositivo.
Observação: os pontos de recuperação que deseja restaurar não incluem os drivers de dispositivo do sistema de armazenamento do computador de BMR de destino. Como resultado, o Agente do Arcserve UDP (Linux) bloqueará qualquer tentativa de executar uma tarefa de BMR em um estágio inicial.
A pasta bin contém os scripts que podem ser executados na linha de comando para criar um Live CD inicializável. A pasta bin está localizada no seguinte caminho:
# /opt/Arcserve/d2dserver/bin
O diagrama a seguir exibe o processo para criar um Live CD com base em CentOS:
Execute as tarefas a seguir para criar um cenário do Live CD com base em CentOS: