Tópico anterior: Plataformas Windows 2003 e Windows XPPróximo tópico: Incluir um driver SCSI/RAID/SCSI de OEM quando ocorre falhas na instalação


Como adicionar um driver de adaptador de rede de OEM a uma instalação do RIS

Válido no Windows Server 2003 e no Windows XP

Sintoma:

Para adicionar um adaptador de rede que requer um driver de OEM a uma imagem do RIS baseada em CD-ROM, você deve seguir algumas etapas, como adicionar esse driver a uma instalação autônoma típica. Entretanto, como o método de instalação começa usando o PXE e, depois, passa a usar o protocolo SMB, o driver do adaptador de rede e o arquivo .inf correspondente devem estar disponíveis durante a instalação no modo de texto. Se o driver e o arquivo .inf não estiverem disponíveis, será exibida a seguinte mensagem de erro:

O servidor de rede não permite inicializar o Windows 2003. A instalação não pode continuar. Pressione qualquer tecla para sair.

Quando um cliente PXE que está executando o Assistente para instalação de Cliente (CIW) se conecta a um servidor do RIS, o adaptador de rede usa a Interface de dispositivo de rede universal para se comunicar com o servidor do RIS. Quando a instalação do Windows alterna para SMB, o adaptador de rede é detectado, e o driver apropriado é carregado. Por isso, o driver deve estar disponível.

Solução:

É possível adicionar o adaptador de rede de OEM à imagem do RIS.

Faça o seguinte:

Consulte o OEM para saber se o driver do adaptador de rede fornecido está assinado digitalmente. Se os drivers do fabricante contiverem um arquivo de catálogo (.cat), eles estarão devidamente assinados. Os drivers assinados pela Microsoft foram verificados e testados para funcionar com o Windows. Se o seu driver não tiver sido assinado e você quiser usá-lo, adicione o seguinte parâmetro de instalação autônoma ao arquivo .sif, localizado na pasta RemoteInstall\Setup\Language\Images\Dir_name\I386\Templates: [Unattended]

DriverSigningPolicy = Ignore

Observação: se o driver de OEM for uma atualização de um driver incluído no Windows XP (por exemplo, se os drivers tiverem o mesmo nome), o arquivo deverá estar assinado, caso contrário a instalação usará o driver incluso.

  1. No servidor do RIS, copie os arquivos .inf e .sys relativos ao adaptador de rede e fornecidos pelo OEM na pasta RemoteInstall\Setup\Language\Images\Dir_name\i386. Desse modo, o Programa de instalação usará o driver durante a parte em modo de texto do processo de instalação.
  2. No mesmo nível que a pasta i386 na imagem do RIS, crie uma pasta $oem$. Use a seguinte estrutura:
    \$oem$\$1\Drivers\Nic 
    
  3. Copie os arquivos de driver fornecidos pelo OEM para essa pasta. Tome nota da pasta em que o arquivo .inf procura seus drivers. Alguns fabricantes colocam o arquivo .inf em uma pasta e copiam os arquivos do driver de uma subpasta. Se for esse o caso, crie a mesma estrutura de pastas abaixo da que você criou nesta etapa.
  4. Faça as seguintes alterações no arquivo .sif usado para a instalação dessa imagem:
    [Unattended]
    OemPreinstall = yes
    OemPnpDriversPath = \Drivers\Nic
    
  5. Interrompa e, depois, reinicie o Serviço de instalação remota (BINLSVC) no servidor do RIS. Para isso, digite os seguintes comandos no prompt de comando e pressione Enter após cada um:
    net Stop binlsvc
    net Start binlsvc
    

    Observação: você deve interromper e reiniciar o Serviço de instalação remota porque a camada de negociação de informações de inicialização (BINL) precisa ler todos os arquivos .inf relacionados ao adaptador de rede e criar arquivos .pnf na imagem. Essa tarefa é demorada e só pode ser executada quando o Serviço de instalação remota é iniciado.

Se você tiver vários adaptadores de rede que exigem drivers de OEM, siga as etapas anteriores para cada adaptador. Contudo, os clientes PXE que incluíram drivers de adaptador de rede não são afetados por essas alterações e podem usar essa imagem para a instalação.