Tópico anterior: Opções de restauração do Lotus DominoPróximo tópico: Restauração de dados com um backup incremental


Execução de uma restauração

Uma tarefa de restauração deve ter uma origem de dados a partir da qual os arquivos de backup são extraídos e um destino no qual os arquivos de backup são restaurados. Para restaurar os dados do Lotus Domino, é necessário configurar e enviar uma tarefa de restauração usando o Gerenciador de restauração.

Para restaurar dados de backup

  1. Na página inicial do CA ARCserve Backup, clique no ícone do gerenciador de restauração.

    A janela principal do Gerenciador de restauração é aberta.

    Importante: caso o método Restaurar por árvore seja selecionado, não será possível restaurar todo o conteúdo do servidor do Lotus Domino como um todo; será necessário selecionar todos os objetos subordinados individualmente. (O marcador de servidor correspondente permanece cinza ou desativado). Ao selecionar o método Restauração por sessão, é possível restaurar o conteúdo do servidor Lotus Domino como um todo, sem selecionar os objetos subordinados individualmente. O marcador de servidor correspondente fic verde ou ativado.

  2. Na lista suspensa da guia Origem, selecione o método de restauração.

    As opções exibidas na árvore de origem correspondente dependem da seleção do método Restaurar por árvore ou do método Restaurar por sessão.

    Restaurar por sessão

    Com o método Restaurar por árvore selecionado, a árvore exibirá apenas a última tarefa de backup concluída.

    Observação: 

  3. Para restaurar uma tarefa de backup diferente da mais recente, clique no nome do servidor e, em seguida, clique no primeiro controle suspenso de Ponto de recuperação e selecione um dia para um ponto de recuperação.
  4. Clique no segundo controle suspenso de Ponto de recuperação para exibir todas as sessões disponíveis e selecionar a sessão apropriada.

    Ilustração que mostra a caixa de diálogo Histórico da versão

  5. Na guia Origem, localize o banco de dados do Lotus Domino que deseja restaurar.

    Observação: se a opção de log de transação arquivada do Lotus Domino estiver ativada durante o backup, o ícone do Log de transações será o primeiro objeto exibido na árvore expandida do servidor do Lotus Domino. Entretanto, se nenhum arquivo de log tiver sido arquivado anteriormente, esse ícone simplesmente não será exibido.

  6. Selecione o objeto a ser restaurado clicando no marcador correspondente até que ele fique verde sólido (restauração completa).

    Se o método Restauração por sessão estava selecionado, para restaurar todo o servidor Lotus Domino, clique no marcador correspondente ao lado do nome do servidor até que ele fique verde. Para restaurar os arquivos de banco de dados individuais ou arquivos de log de transações, é necessário selecioná-los individualmente clicando no marcador correspondente até que ele fique verde.

  7. Clique com o botão direito do mouse no servidor Lotus Domino cujos objetos deseja restaurar e selecione Opções do agente.

    A caixa de diálogo Opções de restauração do agente para Lotus Domino é aberta.

  8. Na caixa de diálogo Opções de restauração do agente para Lotus Domino, selecione a opção de restauração (Substituir objetos existentes do DAOS com os objetos da sessão de backup selecionada, Executar recuperação ou Recuperação com horário definido) e clique em OK.

    Observação: para selecionar a recuperação pontual, selecione as opções Executar recuperação e Recuperação pontual. Para selecionar a recuperação completa, é possível selecionar apenas a opção Executar recuperação.

  9. Clique na guia Destino após terminar de selecionar os objetos e o método de restauração.

    Observação:  o agente para Lotus Domino do CA ARCserve Backup fornece duas opções de destino - restaurar os dados em seus locais originais (opção padrão) e restaurar os dados em locais diferentes. É possível restaurar os dados de um servidor Lotus Domino em seu local original ou em outro local, mas não em outro servidor Lotus Domino.

    Importante:  não altere o nome do servidor Lotus Domino após a execução de uma tarefa de backup. As tarefas de restauração sempre tentarão utilizar as configurações do mesmo servidor do Lotus Domino que sofreu backup. Se o nome do servidor do Lotus Domino for alterado, será necessário configurar manualmente a chave de registro do nome da instância anterior para a restauração.

    Observação: se o comprimento do nome do servidor Lotus Domino exceder o limite máximo de caracteres permitido, o CA ARCserve Backup automaticamente truncará os caracteres adicionais e substituirá os últimos dois caracteres da sequência por 01. Se houver outro servidor Lotus Domino com o mesmo nome, o CA ARCserve Backup truncará novamente o nome com a quantidade máxima de caracteres e substituirá os últimos dois caracteres da sequência por 02.

    Para o CA ARCserve Backup r12, o comprimento máximo do nome de servidor é de 30 caracteres. Para o CA ARCserve Backup r12.1 e posterior, o comprimento máximo do nome de servidor é de 79 caracteres.

    Por exemplo, para o CA ARCserve Backup r12:

    Por exemplo, para o CA ARCserve Backup r12.1 e posterior:

  10. Selecione um destino para os dados restaurados.

    É possível restaurar os dados em seu local original ou em um local diferente.

    1. Para restaurar os arquivos de banco de dados em seus locais originais, marque a caixa de seleção Restaurar arquivos no(s) local(is) original(is).

      A janela de destino exibe uma restauração de arquivos para seu local de entrada original.

    2. Para usar a árvore de objetos de destino para restaurar os arquivos do banco de dados em locais diferentes, desmarque a caixa de seleção Restaurar arquivos no(s) local(is) original(is) e selecione o destino para o qual deseja restaurar os dados.
  11. Clique na guia Programar e na lista suspensa Repetir o método, selecione Uma vez ou qualquer método de repetição (Todos os dias, Dia da semana, Semana do mês, Dia do mês ou Personalizado).
  12. Após ter finalizado todos os atributos da tarefa de restauração, clique em Enviar na barra de ferramentas.

    O processo de restauração é iniciado. A caixa de diálogo Nome de usuário e senha da sessão é aberta para o host com base no qual você está tentando executar a restauração.

    Observação: uma senha de sessão será obrigatória apenas se tiver sido especificada durante o processo de backup.

  13. Forneça as informações de acesso de segurança necessárias (nome de usuário e senha) para o host de servidor selecionado e a sessão de backup (se aplicável). Para obter mais informações sobre opções de sessão, consulte o Guia de Administração. As informações de segurança não são necessárias para uma tarefa de restauração local.
  14. Clique em OK.

    A caixa de diálogo Enviar tarefa é aberta, exibindo um resumo do tipo de tarefa e do diretório de destino. Se necessário, insira uma descrição da tarefa no campo Descrição da tarefa.

  15. Selecione o Tempo de execução da tarefa, envie a tarefa de restauração ao selecionar Executar agora (para executar a restauração imediatamente) ou Executar em (para definir a data e a hora da restauração) e clique em OK.

    A janela Gerenciador de status aparece, exibindo a Fila de tarefas e os Detalhes da tarefa. Também é possível exibir informações mais detalhadas de Propriedades da tarefa clicando com o botão direito do mouse no nome do servidor e selecionando Propriedades. A janela Monitor da tarefa é aberta, exibindo os detalhes e o status do processo de restauração.

    Ilustração que mostra a caixa de diálogo Status da tarefa

    Quando a tarefa de restauração é concluída, uma janela de status é exibida, indicando o status final (êxito ou falha) da tarefa de restauração.

  16. Clique em OK.

    A janela de status se fecha.