O Arcserve Backup permite executar uma recuperação de falhas completa em um servidor do Arcserve Backup sem instalar a Opção de recuperação de falhas. Para ativar esse recurso, é preciso executar as etapas descritas na seção Recuperar um servidor do Arcserve Backup a seguir. Se o servidor do Arcserve Backup a ser recuperado for um servidor principal ou autônomo, execute também as etapas apresentadas na seção Recuperar o banco de dados do Arcserve Backup a seguir.
O procedimento consiste nas seguintes tarefas:
Importante: é necessário restaurar a fila de tarefas no servidor do Arcserve principal ou autônomo. Não restaure a fila de tarefas em um servidor integrante de qualquer domínio do Arcserve.
Observação: essa tarefa se aplica somente a servidores do Arcserve Backup que funcionam como controlador de domínio.
Esteja ciente do seguinte:
Ao criar volumes reservados de sistema, tenha em mente que é possível criá-los apenas na partição principal de um disco MBR (Master Boot Record - registro de inicialização principal). Quando o volume do sistema e o volume de boot são combinados, o recurso BitLocker não pode ser usado para criptografar os volumes no seu computador.
Siga estas etapas:
bcdboot.exe C:\Windows /s F:.
DISKPART> select volume F
DISKPART > active
Observação: para reverter para a configuração anterior, repita estas mesmas etapas usando o volume de sistema original, atribuindo a letra da unidade, por exemplo, D:.
Para recuperar o servidor do Arcserve Backup
Importante: Execute pelo menos um backup completo do servidor do Arcserve Backup antes de tentar recuperá-lo.
Certifique-se de que as configurações das partições do disco rígido, do hardware e do sistema operacional (versão, edição e service pack) sejam idênticas às configurações do backup que você fez.
Localize as sessões de backup completo.
Selecione as sessões de backup para a máquina, excluindo todas estas sessões específicas do Arcserve Backup:
Observação: se a sessão de banco de dados de catálogo do Arcserve Backup tiver sido selecionada durante a restauração, feche o console do gerenciador do Arcserve Backup após enviar a tarefa de restauração (o Arcserve Backup ativa o banco de dados de catálogo por padrão). Essa ação permite que o processo de restauração substitua o banco de dados de catálogo. Você pode abrir novamente o gerenciador de status da tarefa ou o monitor da tarefa para acompanhar o status do trabalho. Porém, não abra o gerenciador de restauração ou o gerenciador de banco de dados antes da conclusão da tarefa.
A caixa de diálogo Gerenciador de restauração, Opções é aberta.
Clique na guia Operações, clique em Restaurar os arquivos do registro e dos logs de eventos e em OK.
A caixa de diálogo Opções é fechada.
A caixa de diálogo Nome de usuário e senha da sessão é aberta.
Observação: você deve preencher esse campo nos sistemas Windows Server 2003 de 64 bits, Windows Server 2008 e Windows Server 2012.
Observação: você deve preencher esse campo nos sistemas Windows Server 2003 de 64 bits, Windows Server 2008 e Windows Server 2012.
Na caixa de diálogo Nome de usuário e senha da sessão, clique em Editar para modificar o nome do usuário, senha e endereço IP da sessão selecionada.
A caixa de diálogo Digite o nome do usuário e a senha é aberta.
Observação: ao editar endereços IP e senhas, edite o endereço IP e a senha da sessão para cada sessão individual.
Clique em OK.
A caixa de diálogo Digite o nome de usuário e a senha é fechada.
Observação: depois de clicar em OK, uma caixa de mensagens com o rótulo Arcserve Backup pode ser aberta e solicitar a especificação dos endereços IP das sessões que exigem autenticação para enviar a tarefa de restauração. Se a caixa de diálogo do Arcserve Backup abrir, especifique todos os endereços IP de todas as sessões para enviar a tarefa e, em seguida, clique em OK.
A tarefa de restauração será enviada.
Esteja ciente do seguinte:
Interrompa o serviço do mecanismo de banco de dados do Arcserve e SQL Server.
No painel do Object Explorer, verifique os detalhes de <nome do host>, [segurança] e [logons].
Exclua a conta original do Windows.
Exemplo: <nome do host>\Administrador
Observação: se uma mensagem for exibida avisando sobre a exclusão desta conta, você pode ignorá-la.
Adicione uma conta do Windows que deseja usar para efetuar logon no SQL Server.
Exemplo: <nome do host>\Administrador
Especifique um idioma padrão para o banco de dados.
Especifique os privilégios [público] e [sysadmin] para a conta.
A caixa de diálogo Propriedades é aberta.
As configurações avançadas de segurança para dados são apresentadas.
Observação: nos sistemas Windows Server 2008, clique em Editar na tela Configurações detalhadas de segurança dos dados.
Observação: nos sistemas Windows Server 2008, clique em Substituir as permissões existentes herdadas de todos os descendentes pelas permissões herdadas da opção desse objeto.
Se o banco de dados do Arcserve Backup estiver configurado de forma que os respectivos arquivos de dados estejam armazenados em outro diretório, repita as etapas 12, 13 e 14 nessa pasta para alterar seus atributos de segurança.
Deverá aparecer este nome de grupo:
SQLServer2008MSSQLUser$MACHINENAME$ARCSERVE_DB
Observação: o valor de MACHINENAME deve ser o nome do seu computador.
Retorne à pasta Dados (consulte a etapa 12).
Clique com o botão direito do mouse na pasta de dados e selecione Propriedades no menu pop-up.
A caixa de diálogo Propriedades é aberta.
A caixa de diálogo Selecionar usuários, computador e grupos é exibida.
Adicione o grupo que você registrou na etapa 14 e clique em OK.
A caixa de diálogo Selecionar usuários, computador e grupos é fechada.
Selecione as entradas de permissão Substituir em todos os objetos filho mostrados aqui que se aplicam à opção de objetos filho e clique em OK.
Observação: Se o banco de dados do Arcserve Backup estiver configurado de forma que os respectivos arquivos de dados estejam armazenados em outro diretório, repita as etapas 12 a 21 nessa pasta para alterar seus atributos de segurança.
Para recuperar o banco de dados do Arcserve Backup
Importante: O Arcserve Backup não ficará disponível até você recuperar o banco de dados. Podem aparecer mensagens de erro no log de atividades do Arcserve Backup que você pode ignorar com segurança.
Na lista suspensa de métodos de restauração, selecione Restaurar por sessão.
Localize e selecione a sessão do banco de dados do Arcserve Backup como origem da restauração.
Clique na guia Destino e verifique se a opção Restaurar arquivos no(s) local(is) original(is) está marcada.
Observação: se o banco de dados do Arcserve Backup sendo recuperado estiver armazenado em uma sessão local independente do SQL Server, selecione o banco de dados mestre a ser restaurado antes de restaurar o asdb do Arcserve Backup.
Clique na guia Operação, selecione a opção Desativar gravação de banco de dados e clique em OK.
A caixa de diálogo Opções é fechada.
Observação: se não escolher essa opção, a tarefa de restauração poderá falhar e o mecanismo de banco de dados não será iniciado. Para obter assistência na solução de problemas, consulte as etapas apresentadas na seção Para reativar o banco de dados existente do Arcserve Backup.
Observação: depois de clicar em Enviar na barra de ferramentas para enviar a tarefa de restauração, especifique um nome de usuário e senha na guia DBAgent na caixa de diálogo Nome do usuário e senha da sessão.
Durante o processo de restauração, é possível pausar ou interromper o serviço de mecanismo de banco de dados e o tempo de resposta do console do gerenciador poderá ser lento. Como o mecanismo de banco de dados fica indisponível durante o processo de recuperação, os clientes não podem se conectar a ele. Portanto, o erro E1516 [armazenamento temporário] poderá ser registrado no Log de atividades: "Não é possível consultar o banco de dados (erro = 4294967293)." Esse comportamento é normal durante o processo de recuperação do banco de dados.
Após a conclusão bem-sucedida da tarefa de restauração, o mecanismo de banco de dados será retomado automaticamente e o Arcserve Backup retornará às operações normais.
Para reativar o banco de dados existente do Arcserve Backup
Esta tarefa é opcional. Se a tarefa de restauração falhar porque as opções corretas não foram selecionadas nas etapas anteriores, o banco de dados pode ter ficado em estado offline enquanto a tarefa de restauração estava em andamento. Como resultado, o mecanismo de banco de dados não pôde acessar o banco de dados do Arcserve Backup durante a restauração. As próximas etapas descrevem como reativar o banco de dados do Arcserve Backup.
Observação: o script usa um utilitário sqlcmd do Microsoft SQL CLI para executar uma série de comandos que colocarão online o banco de dados do Arcserve Backup.
Após a execução do script, o serviço de mecanismo de banco de dados será retomado.
Observação: verifique se foram especificadas as opções Desativar gravação do banco de dados e Forçar restauração em arquivos existentes, antes de iniciar a tarefa.
Para recuperar a sessão da fila de tarefas
Observação: quando seleciona essa sessão, o Arcserve Backup solicita uma tarefa de mesclagem da sessão de fila de tarefas.
Clique em Sim para continuar a recuperação da sessão de fila de tarefas.
Observação: certifique-se de que o local alternativo seja um diretório vazio.
Todos os serviços do Arcserve Backup são interrompidos.
Todos os serviços do Arcserve Backup são iniciados.
Observação: o status da tarefa de backup utilizada na restauração está em estado "interrompido". Quando foi realizado o backup da fila de tarefas, essa tarefa estava em estado ativo, mas o processo correspondente não estava em execução. Portanto, agora a tarefa está em estado interrompido e uma mensagem de erro E1311 é incluída no log de atividades: A tarefa foi interrompida. Esse comportamento é normal durante a restauração da fila de tarefas.
Recuperar o Active Directory
Depois que o sistema reiniciar, pressione F8.
O menu de opções Avançado aparece.
Inicie o Arcserve Backup.
A mensagem de erro E3073 ocorrerá:
Impossível efetuar logon como usuário, usuário =Administrador,EC=Falha no logon ou W3073 Impossível efetuar logon como usuário, usuário =Administrador,EC=Falha no logon
Na lista suspensa de métodos de restauração, selecione Restaurar por sessão.
Localize e selecione a sessão Estado do sistema.
Execute uma das opções a seguir:
Para sistemas Windows Server 2003:
A caixa de diálogo Opções de restauração do estado do sistema é exibida.
Continue na Etapa 4.
Para Windows Server 2008 ou sistemas posteriores:
A caixa de diálogo Opções globais é aberta.
Clique em Restaurar os arquivos do registro e dos logs de eventos e clique em OK.
As opções globais são aplicadas.
Observação: para restaurar os dados do Active Directory no modo autorizado, o Arcserve Backup executa o NTDSUTIL.exe no servidor do Arcserve Backup. Porém, o NTDSUTIL.exe é executado no modo assíncrono com a tarefa de restauração e pode não concluir junto com a tarefa de restauração. Se esse comportamento ocorrer, reinicie o sistema após a conclusão do NTDSUTIL.exe. Para garantir que o NTDSUTIL.exe está concluído, abra o Gerenciador de tarefas do Windows, clique em Processos e procure pelo arquivo NTDSUTIL.exe. Se NTDSUTIL.exe não aparecer no Gerenciador de tarefas do Windows, significa que está concluído e você pode reiniciar o sistema.
Para recuperar o Active Directory autoritativo no sistema Windows Server 2008 ou posterior, execute as seguintes etapas:
O Active Directory é restaurado.
Após a conclusão da tarefa de restauração, reinicialize o sistema.
Confirme as licenças de produto do Arcserve Backup
Você deve confirmar a licença de produto após executar uma restauração completa. A licença atual do Arcserve Backup é restaurada para o estado original quando você executa um backup completo. Caso você tenha aplicado novas licenças após um backup completo ou as licenças tenham sido atribuídas dinamicamente a outros servidores, será possível encontrar erros de licença. Registre ou ajuste as licenças de produto apropriadamente.
Mensagens de erro
Depois de recuperar o servidor do Arcserve Backup, você poderá encontrar erros, avisos e auditorias de falhas no log de eventos do sistema, semelhantes às mensagens de erro listadas abaixo, dependendo da maneira como o seu sistema está configurado. Essas mensagens são causadas pelo estado intermediário da recuperação ou estão relacionadas à ordem de inicialização em que os serviços do Arcserve Backup e do SQL Server foram iniciados.
Durante o estado intermediário da recuperação, o Arcserve Backup pode informar os erros a seguir.
Essa mensagem de erro é apresentada quando uma configuração desativada de um "intermediário do serviço" é detectada no MSDB que foi recuperado. É seguro ignorar esse erro por ser o comportamento padrão da recuperação de banco de dados do sistema limitada ao SQL Server 2014 Express Edition. Esse comportamento não afeta o SQL Server 2000 e o SQL Server 2005.
Para omitir esse erro, faça o seguinte:
SQLcmd -S <nome do computador>\<nome da sessão>
Por exemplo:
C:\Users\Administrator>sqlcmd -S localhost\ARCSERVE_DB
select name,is_broker_enabled from sys.databases go
alter database msdb set enable_broker go
select name,is_broker_enabled from sys.databases go Sair
Feche a janela de linha de comando.
O Arcserve Backup corrige estas condições de erro após a conclusão do processo de recuperação:
Essa mensagem de erro é apresentada quando o banco de dados 'principal' é restaurado durante a recuperação sem usar a Opção de recuperação de falhas do Arcserve Backup e o SQL Server hospeda um único banco de dados do Arcserve Backup. Esse erro pode não ocorrer quando o SQL Server 2014 Express Edition hospeda o banco de dados do Arcserve Backup.
O agente para Microsoft SQL Server do Arcserve Backup não fará backup do banco de dados tempdb quando uma sessão completa estiver selecionada. Quando é realizado o backup do sistema normal de arquivos, tempdb também é excluído pelo agente do sistema de arquivos e pelo servidor do Arcserve Backup. Porém, tempdb está registrado como banco de dados existente no banco de dados principal do SQL Server e, por isso, quando o principal é restaurado, o serviço do SQL Server informa que não é possível encontrar tempdb.
Essa mensagem de erro é apresentada quando o estado do sistema é restaurado durante a recuperação sem usar a opção Recuperação de falhas do Arcserve Backup. O SQL Server 2014 Express Edition ou o SQL Server podem hospedar o banco de dados do Arcserve Backup.
Quando o servidor do Arcserve Backup é recuperado sem a Opção de recuperação de falhas, o sistema operacional Windows e o SQL Server são reinstalados e a SMK (Service Master Key - Chave principal do serviço) do SQL Server é criada. A SMK é utilizada para criptografar todas as chaves principais do banco de dados e todos os segredos no nível do servidor, como segredos de credenciais ou senhas vinculadas de logon no servidor.
É uma chave 3DES de 128 bits. A SMK é criptografada usando DPAPI e as credenciais da conta do serviço. Quando o estado do sistema é restaurado, mas ainda não foram restauradas sessões do SQL Server, o estado do sistema é substituído pela operação de restauração. Porém, a sessão do SQL Server ainda não foi substituída. A SMK está no estado do sistema e, por isso, foi recuperada para o estado anterior, que por sua vez é inconsistente com a sessão do SQL Server. Nesse momento, o procedimento de recuperação exige reiniciar o sistema operacional.
Durante a reinicialização, o SQL Server lê a SMK e a compara com o banco de dados SQL. Como a SMK e o banco de dados do SQL Server estão inconsistentes, o erro ocorre.
Essa mensagem de erro é apresentada quando estão incorretas as configurações de permissão do usuário para o arquivo ou pastas que o contêm. Usando os procedimentos descritos neste tópico, você ajustará as permissões. O erro será corrigido após o ajuste das permissões.
Se os serviços do Arcserve Backup e os serviços do SQL Server não iniciarem nas sequências adequadas, mensagens de erro do SQL Server poderão aparecer no log do sistema. Esse comportamento é um problema conhecido. Para obter mais informações, consulte o arquivo Leiame.
Copyright © 2016 |
|