A programação de rotação de mídia mais usada é GFS (Grandfather-Father-Son - avô-pai-filho). Essa diretiva de programação usa conjuntos de mídia (fitas) de backup diário (filho), semanal (pai) e mensal (avô). As programações de rotação GFS permitem fazer o backup dos dados de um ano inteiro usando um mínimo de mídias (fitas). O número de fitas usadas nas rotações GFS depende do número de dias úteis especificado na diretiva de backup.
O método de rotação GFS funciona assim:
Observação: To avoid confusion, it is important to clearly and properly label your tapes.
Lembre-se de que, como as fitas diárias são usadas mais vezes que as semanais e mensais, precisam ser substituídas com mais freqüência.
O diagrama a seguir mostra um exemplo de como uma diretiva comum de rotação GFS de 5 dias pode ser implementada para fornecer um método seguro e confiável de executar backups do ano todo e, ao mesmo tempo, usar uma quantidade mínima de mídia de backup:
Observação: A five-day GFS rotation policy would require approximately 21 tapes per year, while a seven-day policy would require approximately 23 tapes per year (adding two additional daily tapes). Para ambas as programações, a quantidade de mídia necessária pode variar conforme os critérios de retenção especificados e o volume de dados que será incluído no backup. Além disso, a quantidade de mídia necessária em cada programação também pode ser afetada pelo uso de multitransmissão e se sessões de backup serão anexadas à mídia.
Copyright © 2016 |
|