Previous Topic: Recuperar dados com o Arcserve Backup instalado em discos compartilhados do NEC CLUSTERPRO/ExpressCluster SENext Topic: Recuperar um nó de cluster com falha em NEC CLUSTERPRO/ExpressCluster SE


Recuperar dados com o Arcserve Backup não instalado em discos compartilhados do NEC CLUSTERPRO/ExpressCluster SE

Se o disco compartilhado falhar, porém os nós de agrupamento não estiverem danificados, execute as etapas a seguir para recuperar os dados que residem nos discos compartilhados:

Para recuperar os dados que residem nos discos compartilhados

  1. Em cada nó do agrupamento, selecione Painel de Controle, Serviços e altere o Tipo de inicialização dos serviços seguintes para Manual:
  2. Encerre o agrupamento e desative todos os servidores.
  3. Desative o disco compartilhado e substitua o disco compartilhado, se necessário.
  4. Ative o disco compartilhado e defina os parâmetros do disco compartilhado:

    Se for necessário reconstruir a configuração RAID ou alterar uma configuração LUN, use a ferramenta de configuração pertencente ao disco compartilhado. Consulte a documentação de produto do disco compartilhado para obter mais informações.

    Para realizar qualquer definição ou configuração a partir de um nó de agrupamento, ative apenas um servidor por vez.

  5. No nó do agrupamento principal, execute este procedimento:
    1. Grave uma assinatura (idêntica à original) no disco, com o administrador de discos do sistema operacional, se ainda não existir.
    2. Recrie as partições originais do disco. Se as definições do X-Call tiverem sido executadas para HBA, é preciso conectar a partição por meio do Administrador de discos do NEC ExpressCluster antes de formatar.
    3. Com o administrador de discos do sistema operacional, especifique a letra da unidade original para o disco compartilhado.
    4. Use o Arcserve Backup para restaurar os dados que foi feito backup para o disco compartilhado.
    5. Se definições de X-Call tiverem sido feitas em um disco, inicie o Administrador de discos do NEC ExpressCluster e especifique o disco compartilhado recuperado como X-CALLDISK na configuração X-CALL DISK.

      Se definições de X-Call tiverem sido feitas para HBA, essas definições não são alteradas. Nenhuma ação é necessária.

    6. Confirme que o caminho de acesso ao disco seja dualizado, se necessário. Por exemplo, se o utilitário de porta dual NEC 2000 Ver.2.0 (UL1214-102) for usado, consulte o manual do produto para obter mais informações.
    7. Reinicialize o servidor.
    8. Confirme que as letras de unidade são idênticas à que foi definida na etapa anterior, utilizando o administrador de disco do sistema operacional.
    9. No Administrador de discos do NEC ExpressCluster, assegure que a letra do agrupamento apareça na partição do disco CLUSTER. Se a letra de agrupamento não aparecer, defina-a com a letra original.
    10. Encerre o nó do agrupamento.
  6. Execute as etapas a seguir em todos os nós do agrupamento:
    1. Inicie o nó do agrupamento.
    2. No administrador de discos do sistema operacional, especifique a letra da unidade original para o disco compartilhado, se necessário.
    3. Redefina o tipo de Inicialização dos seguintes serviços de Manual para Automático:
      • NEC ExpressCluster Server
      • NEC ExpressCluster Log Collector
    4. Encerre o servidor e o nó do agrupamento.

    Inicie todos os nós de agrupamento e, do Gerenciador do NEC ExpressCluster, execute a operação Retornar para o agrupamento(R) para recuperar todos os servidores para Normal.