Previous Topic: Status do processamento de armazenamentoNext Topic: Administrador do gerenciamento de mídia - VCD (Descritor de critérios de armazenamento)


Processo de armazenamento

O processo de Armazenamento inclui a configuração de uma diretiva de armazenamento, agendamento de movimento de volume de fita, seleção de volumes de fita, definição de diretivas de retenção, execução do ciclo de armazenamento e movimentação da mídia para o local apropriado.

O Ciclo de armazenamento é o movimento real de volumes de fita. É preciso criar o armazenamento, definir o agendamento, especificar as regras do movimento de volume de fita por meio da criação de um Armazenamento, um Agendamento, um VCD (Descritor de critérios de armazenamento) e de uma Rotação. O critério para manter volumes de fita em armazenamentos pode ser diferente em cada um dos arquivos e em cada um dos armazenamentos.

O Gerenciamento de mídia utiliza o critério selecionado para executar o ciclo de armazenamento. Após selecionar uma diretiva de armazenamento e retenção, o processo de rotação do armazenamento tem início. Clique em Iniciar no menu Ciclo de armazenamento da barra de ferramentas do Administrador de gerenciamento de mídia ou utilize o comando ca_mmo -start ou -startAll no prompt do DOS para iniciar o processo de armazenamento.

Observação: quando você usa o Administrador de gerenciamento de mídias, o ciclo de armazenamento processa as fitas do servidor principal e de todos os servidores integrantes.

Os slots que já contêm os volumes de fita e os slots novos que serão armazenados são agrupados pelo agendamento comum. Começando com a primeira rotação do agendamento, definições de volume de fita são atribuídos ao armazenamento e aos slots com base nos critérios de expiração. Slots são criados e volumes de fitas são armazenados automaticamente durante esse processo.

Como os volumes de fita atendem aos critérios definidos, são submetidas a "check out" no Serviço de fita com o código de armazenamento apropriado. Quando a primeira rotação é atendida, a próxima rotação no agendamento é processada, e assim por diante, no agendamento, até que todas as rotações tenham se exaurido. O Gerenciamento de mídia, em seguida, gera relatórios indicando o local e destino atuais para onde os volumes de fita devem ser movidos. Caso as fitas não devam ser removidas manualmente, é possível usar o comando ca_mmo -export no prompt do DOS, de modo que o Administrador de gerenciamento de mídia os exporte automaticamente.

Recomenda-se executar ciclos de armazenamento com a mesma frequência com que se fazem backups das operações. Por exemplo, se os dados são submetidos a backup diariamente, execute também um ciclo de armazenamento todos os dias. Se os dados forem submetidos a backup semanalmente, execute um ciclo de armazenamento por semana, após a conclusão da operação de backup.

Quando um volume de fita é controlado pelo Gerenciamento de mídia, o Serviço de fita atualiza o status de local do volume de fita para OFF_SITE (externo). Para evitar que um volume de fita seja usado enquanto sob controle do Gerenciamento de mídia, o volume de fita é submetido a check out automaticamente, e os locais são atualizados para refletir isso. Como todos os volumes de fita armazenados recebem status de check out, para recuperar volumes de fita é preciso admiti-los no Serviço de fita antes de os utilizar.

Mais informações:

Administrador de gerenciamento de mídia

Administrador de gerenciamento de mídia - Requisitos de autenticação

Administrador do gerenciamento de mídia - Agendamentos

Administrador do gerenciamento de mídia - VCD (Descritor de critérios de armazenamento)

Administrador do gerenciamento de mídia - Relatórios

Administrador do gerenciamento de mídia - Armazenamentos

Administrador do gerenciamento de mídia - Rotações