Previous Topic: Como tarefas de backup são enviadasNext Topic: Como executar backups de VSS


Como funciona o backup do VSS

As etapas envolvidas no uso do Arcserve Backup para realizar um backup de VSS são:

  1. O Solicitante (Arcserve Backup) pede ao VSS para informar aos gravadores envolvidos no backup que reúnam os documentos de metadados do gravador (arquivos XML que contêm instruções para o backup) e os enviem ao Solicitante.

    Em configurações locais, o Arcserve Backup se comunica diretamente com o VSS. Em configurações remotas, a comunicação entre o VSS e o Arcserve Backup é coordenada pelo agente cliente para Windows, que deve estar instalado no computador de destino.

  2. O VSS contata o Provedor responsável por gerenciar os volumes envolvidos na criação da cópia de sombra. Em casos mais simples, um Provedor é responsável por todos os volumes envolvidos na criação da cópia de sombra; mas, em algumas situações, vários Provedores podem estar envolvidos.
  3. O VSS contata os gravadores que fazem parte do backup e pede que eles reúnam os documentos de metadados do gravador e os enviem ao Solicitante. Os gravadores também iniciam a preparação do congelamento garantindo que os arquivos dos quais será feito o backup estejam em um estado consistente.
  4. Os gravadores enviam os seus documentos de metadados ao Solicitante. Não edite esses arquivos diretamente. Use o gerenciador de backup do Arcserve Backup para indicar os arquivos dos quais deve ser feito o backup, bem como os métodos de backup e restauração que devem ser usados.
  5. Após reunir todos os documentos de metadados pelos editores, o Solicitante envia outro comando ao VSS, pedindo que ele comece a criação da cópia de sombra.
  6. O VSS congela os aplicativos do gravador, garantindo que os dados a serem usados para a criação da cópia de sombra permaneçam consistentes e íntegros. Enquanto o aplicativo está congelado, os editores suspendem todas as alterações feitas aos arquivos no volume original, permitindo que o aplicativo e seus arquivos permaneçam disponíveis enquanto a cópia de sombra é criada. No entanto, como o backup do VSS é uma operação pontual, todas as mudanças feitas nos arquivos após o congelamento não serão refletidas na cópia de sombra e não farão parte do backup.
  7. O VSS envia um comando ao provedor, pedindo que ele crie uma cópia de sombra do estado atual do disco.
  8. O Provedor cria a cópia de sombra no volume da cópia de sombra.
  9. O VSS descongela os gravadores congelados, retornando-os ao estado normal. As alterações que foram enfileiradas pelo gravador enquanto a cópia de sombra estava sendo criada são gravadas no volume original nesse momento. O descongelamento ocorre após a cópia de sombra ter sido criada e antes que ocorra o backup dos dados. Isso permite que os aplicativos iniciem usando os volumes originais enquanto o backup está sendo feito usando o volume da cópia de sombra.
  10. Os dados de backup são enviados para o Solicitante (Arcserve Backup) pelo agente cliente para Windows.
  11. O Solicitante faz backup dos dados em mídia. Os dados do gravador são armazenados com os dados da cópia de sombra de modo que as informações de recuperação estarão disponíveis quando os dados forem restaurados.

    O diagrama ilustra a série de etapas envolvidas no uso do CA ARCserve Backup para realizar um backup de VSS.