O VSS é construído em sistemas operacionais Microsoft Windows XP Professional, Windows Server 2003 e Windows Server 2008. O VSS funciona com o Arcserve Backup, o Agent for Open Files, a opção corporativa para instantâneos de hardware VSS e serviços e aplicativos compatíveis com VSS para criar cópias de sombra de volumes únicos ou vários volumes.
Observação: o Arcserve Backup não oferece suporte a Gravadores no Windows XP. Isso ocorre porque o suporte necessário ao gravador no Windows Server 2003 não está incluído no sistema operacional Windows XP.
Uma cópia de sombra é uma visão congelada, somente leitura, de um sistema de arquivos de um volume da forma que ele existe no momento em que a cópia é feita, e ela pode residir em um volume separado daquele de onde foi feita. O volume da cópia de sombra pode existir no mesmo servidor que os dados originais, mas em um compartilhamento ou ponto de montagem diferente, ou em outro volume conectado à rede.
A cópia de sombra do volume é criada em um instante de tempo único e é sincronizada em todo o conjunto de volume. Para evitar inconsistências, as cópias de sombra não podem ser tomadas de arquivos individuais.
Independentemente de onde o volume das cópias de sombra tiver sido criado, o Arcserve Backup usa a cópia de sombra como a origem para o backup. Os volumes de cópia de sombra também podem ser copiados para backup (migrados) para outro disco ou dispositivo de fita.
Utilizar o método de cópia de sombra durante os backups traz duas vantagens distintas sobre os métodos tradicionais de backup:
Arquivos que são abertos quando uma cópia de sombra é criada aparecem fechados no volume de sombra. Quando é feito o backup dos dados de uma cópia de sombra, os arquivos abertos são incluídos.
Como os dados incluídos no backup pelo Arcserve Backup existem no volume de sombra, o trabalho pode continuar no volume original sem afetar a integridade dos dados de backup.
Em operações tradicionais de backup, os arquivos abertos são ignorados e não são incluídos no backup. Para obterem um backup de melhor qualidade, os administradores geralmente implementavam janelas de backup quando os aplicativos que estavam sendo copiados ficavam indisponíveis aos usuários. Aplicativos indisponíveis impediam o trabalho de continuar, forçando os usuários a aguardarem até que o backup estivesse concluído para finalizar suas tarefas.
Se os aplicativos incluídos em um backup de VSS não estiverem ativados para VSS, todos os dados do aplicativo (incluindo os arquivos abertos) serão gravados em uma cópia de sombra. No entanto, como o aplicativo não pode preparar os seus arquivos antes do início do backup, os dados podem não ser consistentes e algumas transações podem estar incompletas.
Uma cópia de sombra de um volume, mesmo em um estado de travamento, ainda contém todos os arquivos. Um conjunto de backup criado sem uma cópia de sombra não contém os arquivos que estavam abertos no momento do backup. Esses arquivos abertos são excluídos do backup.
Copyright © 2016 |
|