Tópico anterior: Protegendo sistemas completosPróximo tópico: Suporte a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) para cenários de sistema completo


Como os cenários do tipo Sistema completo funcionam

Use os cenários do tipo Sistema completo para proteger servidores, independente do tipo de aplicativo. A replicação, alta disponibilidade e recuperação garantida são suportadas. Os cenários do tipo Sistema completo são aplicativos independentes que permitem transferir toda a máquina física (mestre), incluindo todas as informações de status do sistema, para uma réplica virtualizada que suporta o sistema operacional convidado do servidor ativo.

Os seguintes ambientes virtualizados são suportados como o servidor de réplica em cenários do tipo Sistema completo:

Observação: consulte as Notas da Versão do Arcserve RHA ou a Matriz de compatibilidade no suporte da Arcserve para saber quais são as versões com suporte.

Os dados de um mestre físico são replicados, não em uma réplica física, como em cenários típicos do Arcserve RHA, mas em um arquivo do disco rígido virtual armazenado em uma VM. Esta máquina virtual, chamada de dispositivo em cenários de sistema completo, é executada em um host de plataforma virtual e configurado com o mecanismo do Arcserve RHA. Ao realizar a alternância, o mestre físico é desativado, uma nova máquina virtual é criada no host da plataforma virtual, e o arquivo do disco virtual é montado como um disco. Durante a alternância, a nova VM é iniciada e os serviços de integração são implantados.

Observação: não é possível executar dois cenários do tipo Sistema completo que protejam o mesmo mestre físico.

Sistemas físicos de réplica de cenários do tipo Sistema completo em máquinas virtuais

A lista a seguir destaca como operações principais do Arcserve RHA funcionam com cenários do tipo Sistema completo.

Criação de cenário -- criar um cenário completo do sistema que identifique um computador físico como o servidor mestre e uma máquina virtual como o dispositivo (réplica) e a plataforma virtual que hospeda tal VM do dispositivo. Especifique as informações exclusivas dos cenários do tipo Sistema completo, de acordo com o tipo de plataforma da máquina virtual:

Início do cenário -- o Arcserve RHA valida o cenário armazenado para verificar, se necessário, erros existentes que possam impactar a alternância.

Sincronização -- o mestre físico cria e transfere o arquivo de disco virtual para o diretório local na réplica virtual. Após a transferência, o arquivo de disco virtual é armazenado no diretório especificado na caixa de diálogo Diretórios raiz da réplica, durante a criação do cenário.

Replicação -- o mestre físico replica quaisquer alterações de dados para o arquivo de disco virtual armazenado na réplica em tempo real. O arquivo de disco virtual é montado como um diretório no sistema de arquivos do servidor Hyper-V.

Alternância -- se o mestre físico estiver indisponível, o Arcserve RHA inicia a alternância de acordo com as propriedades definidas durante a criação do cenário. O Arcserve RHA interrompe o cenário de Sistema completo e desativa a rede da máquina física. A máquina virtual é criada no servidor usando o mesmo nome que o mestre físico. O disco virtual é montado e o adaptador de rede para a máquina virtual é adicionado de acordo com a lista de mapeamentos de rede definidos no cenário armazenado. Por fim, a máquina virtual é inicializada. A alternância levará alguns minutos para os usuários finais que acessam o mestre físico que falhou.

Recuperação de dados -- inicie o Assistente de recuperação de dados e selecione um ponto de restauração. Você pode selecionar os volumes a serem restaurados e o destino no qual tais volumes serão restaurados. O Arcserve RHA cria e inicia o cenário de restauração.

Recuperação garantida -- você pode executar a recuperação garantida de forma manual ou automática. Selecione a réplica virtual e clique em Teste de integridade de réplica, em seguida, selecione o tipo de recuperação garantida e continue. O Arcserve RHA interrompe a aplicação das alterações diárias, inicia o processo de recuperação garantida, criando uma máquina virtual com os discos virtuais especificados, e inicia a VM. O Arcserve RHA continua a aplicação das alterações diárias quando o processo de recuperação garantida é interrompido.