Tópico anterior: Criando e usando cenários

Próximo tópico: Criar um cenário do tipo Custom Application High Availability

Criar cenário de replicação de aplicativos personalizados

A criação de cenários genéricos do tipo Servidor de arquivos é abordada detalhadamente no Guia de Administração do CA ARCserve RHA. Este procedimento fornece as informações necessárias para criar cenários especificamente para proteção de aplicativos personalizados. O Assistente de criação de cenários é o único método pelo qual pode-se criar cenários, contudo, é possível modificá-los a partir do gerenciador do CA ARCserve RHA.

Para criar um cenário de replicação para o aplicativo personalizado

  1. Abra o Gerenciador. No menu Cenário, clique em Novo ou clique no botão Novo cenário na barra de ferramentas Padrão.

    A tela de boas-vindas é exibida. Esta tela permite criar um cenário e atribuí-lo a um grupo de cenários.

    Observação: se deseja acessar outros recursos do gerenciador durante a criação de um cenário, pode-se minimizar o Assistente de criação de cenários e retornar a ele mais tarde. O assistente está vinculado à opção Exibição do cenário. Ao alternar modos de exibição, o assistente é minimizado automaticamente.

  2. Selecione as opções necessárias:
    1. Selecione Criar cenário.
    2. Atribua o cenário ao grupo Cenários ou digite um nome para criar um grupo.
    3. Clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Selecionar o tipo de servidor e de produto é aberta. Esta tela mostra os aplicativos suportados e os tipos de produto disponíveis, dependendo de como o CA ARCserve RHA foi licenciado.

  3. Selecione as opções de Servidor e Tipo de produto necessárias:
    1. Na lista Selecionar o tipo de servidor, clique em Aplicativo personalizado.
    2. Na lista Selecionar o tipo de produto, clique em Cenário de replicação e de recuperação de dados (DR).
    3. Na lista Tarefas na réplica, clique em Nenhum. Os cenários de recuperação garantida são compatíveis com os cenários de aplicativo personalizado. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do CA ARCserve RHA.
    4. Clique em Avançar.

    A tela Hosts mestre e de réplica é exibida. Nesta tela, especifique o host a ser protegido (mestre) e o host que contém os dados replicados (réplica).

  4. Selecione os hosts mestre e de réplica necessários:
    1. No campo Nome do cenário, aceite o nome padrão ou digite outro. Ao especificar um nome, clique em um nome exclusivo, porque não é possível usar o mesmo nome para mais de um cenário.
    2. No campo Nome/IP do host mestre, digite o nome do host ou o endereço IP do servidor mestre. Esta é a máquina de origem. Use o botão Procurar para localizar.
    3. No campo Nome/IP do host de réplica, digite o nome do host ou o endereço IP do servidor de réplica. Esta é a máquina de destino. Use o botão Procurar para localizar. Caso deseje incluir mais réplicas no cenário, digite aqui os detalhes do primeiro servidor ou do servidor mais ascendente. Ao terminar de usar o assistente para criação de cenário, você pode fornecer outros servidores de réplica manualmente, se necessário. Consulte o Guia de Administração do CA ARCserve RHA para obter mais informações.
    4. Nos campos de Porta, aceite o número de porta padrão (25000) ou digite novos números de porta para o mestre e a réplica.
    5. (Opcional) Se desejar coletar estatísticas sobre a utilização exata da largura de banda e o desempenho da taxa de compactação sem efetivamente replicar os dados, ative a opção Modo de avaliação. Se você selecionar essa opção, nenhuma replicação ocorrerá, mas será fornecido um relatório após a conclusão do processo de avaliação. Neste exemplo, não ative esta opção.
    6. (Opcional) Ative a opção Verificar o mecanismo do CA ARCserve RHA nos hosts para instruir o sistema a verificar se os mecanismos estão instalados e em execução nos hosts mestre e de réplica especificados nessa tela. Se os mecanismos não estiverem instalados nos hosts especificados, use esta opção para instalá-los remotamente em um ou nos dois hosts. Neste exemplo, ative esta opção.
    7. Clique em Avançar. A tela Verificação de hosts é exibida quando a opção Verify the Engine on Hosts for ativada. O software verifica a existência e a conectividade dos hosts mestre e de réplica especificados na tela anterior. Após a verificação das conexões, o software verifica se existe um Mecanismo instalado em cada host. Se as credenciais de usuário utilizadas para efetuar logon no gerenciador forem diferentes das credenciais necessárias para trabalhar com hosts remotos, o Status do servidor será informado como Não conectado. Em seguida, você é solicitado a digitar as credenciais de usuário para cada host selecionado. A verificação é repetida depois disso.
  5. Na tela de verificação de hosts, verifique se existe um mecanismo instalado nos hosts selecionados, usando a coluna Versão atual. Siga um destes procedimentos:
    1. Aguarde enquanto a instalação é concluída, e o número de versão do mecanismo é exibida na coluna Versão atual.
    2. Clique em Avançar.

    Essa tela exibe diretórios e arquivos existentes no servidor mestre. Esses diretórios e arquivos são os dados que podem ser replicados e protegidos. O software agrega automaticamente em um mesmo diretório os dados que têm um caminho comum.

    Durante a seleção de diretórios raiz para servidores mestre e de réplica, o comprimento total de caracteres do diretório raiz mais os nomes dos subdiretórios não deve exceder 1.024 caracteres.

  6. Na tela Diretórios raiz do mestre, escolha os diretórios e arquivos que deseja incluir ou excluir da replicação e clique em Avançar. A tela Resultado da detecção de serviços é aberta.
  7. Consulte o tópico Gerenciar serviços para obter mais informações sobre como preencher as telas Resultado da detecção de serviços e Configuração de serviços.
  8. Clique em Avançar. A tela Propriedades do cenário é exibida.
  9. Configure as propriedades do cenário, conforme desejado.
  10. Clique em Avançar. A tela Propriedades do mestre e da réplica é exibida.
  11. Configure as propriedades do servidor mestre ou de réplica Leia as informações de spool no Guia de Administração do CA ARCserve RHA antes de alterar suas propriedades.
  12. Clique em Avançar. Aguarde até que a verificação do cenário seja concluída e a tela Verificação do cenário seja aberta. Se problemas ou avisos forem exibidos, resolva-os antes de executar o cenário.
  13. Clique em Avançar. A tela Execução do cenário é exibida. É possível selecionar Executar agora para iniciar a sincronização imediatamente ou Concluir para salvar a configuração do cenário e iniciar a sincronização mais tarde.