Tópico anterior: Criar um cenário do tipo Custom Application High Availability

Próximo tópico: Redirecionamento

Gerenciar serviços

Como parte da criação ou modificação do cenário, é possível especificar os serviços a serem gerenciados. Durante a criação do cenário, as telas de gerenciamento de serviços são exibidas no Assistente de criação de cenários. Pode-se também gerenciar serviços a partir da guia Manager Root Directories do CA ARCserve RHA em cenários existentes.

Os serviços detectados no servidor mestre especificado são mostrados automaticamente na tela Resultado da detecção de serviços no Assistente de criação de cenários.

As etapas abaixo referem-se a cenários de Aplicativo personalizado.

Para gerenciar serviços

A tela Resultado da detecção de serviços que mostra os filtros instalados

  1. Selecione um serviço a ser monitorado. Clique na caixa à esquerda de cada serviço relacionado para selecioná-lo para monitoramento.

    Importante: Não use a opção Services Management para monitorar cada serviço no servidor mestre em um único cenário. Este tipo de cenário não é projetado para proteger um servidor inteiro.

  2. Clique em Avançar para ir para a tela Configuração de serviços.

    A tela Configuração de serviços que mostra a ordem de início

  3. Na coluna Ordem de início, especifique o valor numérico que representa a ordem de início para cada serviço escolhido. Para serviços em que a ordem não importa, use o valor padrão (Não definido). As opções disponíveis na lista suspensa são atualizadas quando o valor é configurado. O primeiro serviço só tem duas opções: Não definido e 1. O segundo serviço tem três opções: Não definido, 1 e 2, e assim por diante. Se a mesma ordem de início for atribuída a dois serviços, o CA ARCserve RHA reordena automaticamente as seleções já feitas.
  4. Em cenários de replicação, a coluna Crítico está desativada. Em cenários de alta disponibilidade, use a coluna Crítico para especificar se um serviço deve acionar a alternância mediante falha. Por padrão, todos os serviços são sinalizados como Crítico. Desmarque a caixa de seleção para qualquer serviço cuja falha não requer alternância para o servidor em espera.

Importar cenários

É possível importar cenários usando um arquivo de configuração XML. (No gerenciador do CA ARCserve RHA, clique em Cenário, Importar. Selecione o arquivo de configuração xml (* .cxc) do aplicativo personalizado, selecione o nome do arquivo e clique em Abrir.)

Especifique os seguintes valores (que não fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas).

Versão do XML

Definido pelo usuário, por exemplo, 1.0.

Tipo de produto

Este valor corresponde à seleção da opção Tipo de produto, feita no Assistente de criação de cenários. "RF" para cenário de replicação e de recuperação de dados. "AD" para cenário de alta disponibilidade. (A distribuição de conteúdo não é suportada.)

IsAR

Esse é um cenário de recuperação garantida? Defina este valor como VERDADEIRO para especificar a AR. Omita a linha ou defina esse valor como falso, caso não deseje executar a recuperação garantida.

ScenarioName

Forneça um nome para o cenário. Se omitir esta linha, o padrão "customApp(1)" será usado.

RootDirs e RootDir

O objeto RootDirs pode ter vários nós filho. Especifique os valores do diretório raiz para os dados e aplicativos que desejar proteger. Se omitir esta linha, é necessário especificar os diretórios raiz usando o gerenciador do CA ARCserve RHA.

ExcludePath_Filter

Especifique o diretório que deve ser excluído do cenário.

FileRegExpr_Filter

Defina o filtro de expressão regular, "include="True", se desejar incluir o filtro, caso contrário, o CA ARCserve RHA define o filtro de exclusão.

ApplicationServices

(Obrigatório) Este objeto pode ter diversos nós filho para configurar vários serviços.

Serviço

Especifique o nome do serviço a ser monitorado.

is_critical

(Opcional) "Verdadeiro" para crítico. "Falso" para não crítico. Serviços definidos como críticos acionam a alternância se houver falhas.

start_order

(Opcional) Defina "1" para primeiro, "2" para segundo.

Exemplo

O exemplo mostra os valores em itálico para um cenário de aplicativo personalizado do MySQL. Neste exemplo, os dados armazenados em C:/MySQL/data e os arquivos de aplicativo são armazenados em C:/Arquivos de programas/MySQL/MySQL Server 5.1. O serviço MySQLDemo foi sinalizado como crítico, significando que o CA ARCserve RHA acionará o processo de alternância se houver falha neste serviço em um cenário de alta disponibilidade.

<?xml version="1.0"?>
<CustomApplication >
   <Product      val="Ha"/>
   <IsAR         val="True"/>
   <ScenarioName val="Demo_scenario"/>
   <RootDirs>
       <RootDir  val="C:/MySQL/data">
            <ExcludePath_Filter   val="aaa"/>
            <ExcludePath_Filter   val="bbb"/>
       </RootDir>
       <RootDir    val="C:/Program Files/MySQL/MySQL Server 5.1">
             <ExcludePath_Filter val="ccc"/>
             <ExcludePath_Filter val="" />
        </RootDir>
        <FileRegExpr_Filter include="True" val="*.txt  bbb ccc?.doc hhh" />
     </RootDirs>
     <ApplicationServices>
         <Service   val="MySQLDemo" is_critical="True" start_order="1"/>
         <Service   val="SQLTest" is_critical="False"  start_order="2"/>
      </ApplicationServices>
    </CustomApplication>

Usar grupos de cenários

Cada cenário é atribuído a um grupo de cenários padrão chamado Cenários. Use esse grupo para todos os cenários que criar ou adicione novos grupos para organizar cenários de acordo com seus próprios critérios. Os grupos de cenários são exibidos no gerenciador e na página Visão geral.

Em ambientes de servidores distribuídos, nos quais vários servidores (servidor de banco de dados, servidor de aplicativos, servidor front-end da web) formam o ambiente, é preciso criar cenários individuais para proteger todos os servidores na implantação. Se uma verificação de atividade aciona a alternância, a tolerância a falhas é aplicada apenas no servidor afetado usando a réplica. A divisão de dados resultante, em que algumas operações são aplicadas aos servidores mestre originais e outras operações à réplica no cenário com falha, pode causar problemas de desempenho.

Grupos de cenários permitem gerenciar cenários relacionados, como os que estiverem protegendo todos os servidores em um ambiente distribuído, como uma entidade única. Por exemplo, para uma proteção de ponta a ponta em um ambiente de servidores distribuídos, você pode ter um cenário de SQL para proteger o componente de banco de dados e diversos cenários específicos ao aplicativo para proteger os servidores de aplicativos. Um grupo de cenários permite definir as propriedades de alternância em nível de grupo, em vez de em níveis de servidor individuais.

Para obter mais informações, consulte o tópico Enable Scenario Group Management.

Enable Scenario Group Management

Enable Scenario Group Management permite gerenciar cenários de alta disponibilidade relacionados como uma única entidade. A alternância pode ser configurada de forma que, quando um servidor falhar, todos os servidores no cenário grupo de cenários sejam alternados de uma vez, amenizando o problema da divisão de dados. Scenario Group Management aplica-se apenas a cenários de alta disponibilidade.

Observação: deve-se criar manualmente os cenários necessários, atribuir cada um ao mesmo grupo e ativar o gerenciamento de grupo.

Para ativar o Scenario Group Management

  1. Do gerenciador, clique com o botão direito do mouse no nome de qualquer cenário de alta disponibilidade no grupo que deseja gerenciar centralmente.
  2. No menu de atalhos, clique em Enable Scenario Group Management.

    Uma mensagem de confirmação é exibida.

  3. Clique em OK para continuar.
  4. Clique na guia Propriedades e expanda o grupo de propriedades Configurações de alternância.
  5. Caso deseje alternar para o grupo inteiro como uma única entidade, defina a propriedade Alternar como um grupo como Ativado.
  6. Expanda a propriedade Falha de alternância do grupo de disparadores e defina o valor como Ativo para cada cenário no grupo que deve acionar a alternância mediante falha.
  7. Expanda a propriedade Conjuntos de cenários de disponibilidade. Se todos os servidores listados nesta propriedade falharem, o grupo inteiro é alternado. Adicione os nomes do grupo de cenários que desejar monitorar e, em seguida, selecione os cenários no grupo que irá acionar a alternância do grupo.

Criar grupos de cenários de aplicativo personalizado

Existem duas maneiras de criar um grupo de cenários:

Observação: é recomendável planejar e criar antecipadamente os grupos de cenários que serão utilizados. Após atribuir um cenário a determinado grupo, não é possível movê-lo para outro grupo.

Para criar um novo grupo de cenários

  1. No gerenciador, clique em Cenário e em Novo grupo no menu, ou clique no botão Novo grupo na barra de ferramentas Padrão.

    Uma pasta Novo grupo é adicionada ao painel Cenário.

  2. Para alterar o nome do grupo, clique com o botão direito do mouse no nome atual e selecione Renomear no menu pop-up ou clique duas vezes no nome atual e digite o novo nome.

    O nome do novo grupo aparece nestes locais: painel Cenário, lista suspensa Grupo do Assistente de criação de cenários e Página Visão geral.

    Observação: quando nenhum cenário está definido, grupos de cenários vazios não aparecem na página Visão geral.

Definir as propriedades do grupo de cenários

Ao criar um cenário, você pode configurar as propriedades do grupo usando o assistente de criação de cenários.

As propriedades do grupo incluem:

Observação: o mesmo grupo pode ter um ou mais conjuntos de cenários de disponibilidade, mas um cenário não pode ser configurado em dois conjuntos diferentes.

Executar um grupo de cenários

Antes de executar um grupo de cenários, o CA ARCserve RHA executa uma verificação antes da execução para cada cenário no grupo e relata qualquer erro ou aviso existente. Cada cenário no grupo deve passar pela verificação para que o grupo seja executado.

Para evitar erros de conexão com o SQL Server, certifique-se de que os servidores mestre e de réplica usem a mesma porta ou de que o serviço do SQL Server esteja sendo executado como sistema local, o que define o SPN corretamente.

Para executar um grupo de cenários

  1. Quando a verificação antes da execução é bem-sucedida, clique em Executar agora para executar o grupo inteiro.

    A caixa de diálogo Executar é aberta.

  2. Selecione um método de sincronização e clique em OK. Por padrão, o método de sincronização para o grupo está configurado para usar o método selecionado para cada cenário nele contido. Ou então, você pode aplicar um método para todos os cenários.

    O status para todos os cenários no grupo muda para Em execução.

Interromper um grupo de cenários

É preciso interromper qualquer grupo que esteja em execução no momento, caso deseje adicionar ou remover cenários. Para interromper um grupo, é preciso interromper todos os cenários nele contidos. Clique em Interromper na barra de ferramentas Gerenciador para cada cenário em sequência. Não há falha registrada devido à interrupção dos cenários.