Alternância e Retorno é o processo no qual as funções ativas e passivas são trocadas entre os servidores mestre e de réplica, de modo que se o mestre estiver atualmente ativo, ele será alterado para passivo depois que a alternância transmitir a função ativa para a réplica. Se a réplica estiver ativa, ela será alterada para passiva depois que a alternância transmitir a função ativa para o mestre. É possível acionar a alternância apenas com um botão ou automaticamente com o CA ARCserve RHA, quando ele detecta que o mestre não está disponível, caso tenha ativado a opção Executar alternância automaticamente, na caixa de diálogo Início da alternância e da replicação inversa. Quando essa opção está desativada, o sistema notifica que o servidor mestre está desativado para que você possa iniciar a alternância manualmente no gerenciador do CA ARCserve RHA.
Esta seção contém os seguintes tópicos:
Como funcionam a alternância e o retorno
Iniciar alternância para um grupo
Recuperar o servidor ativo para um grupo distribuído
Considerações sobre a alternância
Depois de iniciada a execução do cenário de alta disponibilidade e concluído o processo de sincronização, a réplica verifica o mestre regularmente (a cada 30 segundos é o padrão), para verificar se ele está em atividade. Há três tipos de verificação de monitoração:
Se ocorrer um erro em qualquer parte do conjunto, toda a verificação será considerada como não realizada. Se todas as verificações falharem durante um tempo limite configurado (por padrão, 5 minutos), o servidor mestre será considerado desativado. Em seguida, dependendo da configuração do cenário de alta disponibilidade, o CA ARCserve HA enviará um alerta ou iniciará automaticamente uma alternância.
Ao criar um cenário de alta disponibilidade, você define como quer que a alternância seja iniciada.
Ao criar um cenário de alta disponibilidade, você define como quer que o cenário de inversão seja iniciado.
Quando o recurso de Replicação inversa está desativado, para iniciá-lo após uma alternância ocorrer, clique no botão Executar. O benefício desse recurso é que, se os servidores mestre e de réplica estiverem online e conectados durante a alternância, uma nova sincronização na direção inversa não será necessária. A nova sincronização envolve a comparação dos dados nos servidores mestre e de réplica para determinar quais alterações devem ser transferidas antes da replicação em tempo real começar; isso pode demorar algum tempo. Se a replicação inversa automática estiver ativada, e se os servidores estavam em modo online durante a alternância, a replicação será invertida sem a necessidade de nova sincronização. Esta é uma das situações em que não é necessária uma nova sincronização.
Quando acionado, seja manual ou automaticamente, o próprio processo de alternância é totalmente automatizado.
Observação: as etapas a seguir mostram telas de cenário do Exchange como exemplos, no entanto, o procedimento é semelhante para todos os tipos de servidor.
Para iniciar a alternância manual
Uma mensagem de confirmação é exibida.
Informações detalhadas sobre os processos de alternância são exibidas no painel Eventos durante a alternância.
Observação: o único caso em que o cenário pode continuar em execução após a alternância é quando a replicação inversa automática está definida como Iniciar automaticamente.
Uma mensagem é apresentada no painel Evento, informando que a alternância foi concluída e que o cenário foi interrompido.
Agora, o mestre torna-se passivo e a réplica torna-se ativa.
Copyright © 2012 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |