Tópico anterior: Instalar, atualizar e desinstalar o CA ARCserve RHA

Próximo tópico: Instalar o serviço de controle do CA ARCserve RHA

Instalar o CA ARCserve RHA para Microsoft Failover Cluster

Em cada nó do ambiente de agrupamento, execute o plug-in do MSFC do CA ARCserve RHA denominado CAARCserveRHAforMSFC.exe ou CAARCserveRHAforMSFC64.exe (versão de 64 bits) para iniciar o assistente do InstallShield, que o guiará pelo processo de instalação do Recurso de disco do CA ARCserve RHA para Microsoft Failover Cluster e o Snap-In do MMC para Gerenciador de agrupamento de disco do CA ARCserve RHA.

Preencha as telas do assistente para instalar o CA ARCserve RHA para Microsoft Failover Cluster. Você pode escolher a instalação Concluído ou Personalizado.

Observação: após a instalação, é preciso reiniciar o mecanismo do CA ARCserve RHA antes de criar um recurso de disco. O Microsoft .NET Framework 3.5 é obrigatório. Se o software não o detectar, você será solicitado a instalá-lo e repetir a instalação.

Durante a instalação, os processos necessários são adicionados ao Firewall do Windows, como exceções. Se estiver usando outro produto de firewall ou configurou um manualmente, é necessário lembra-se de adicionar os processos do CA ARCserve RHA para Microsoft Failover Cluster como exceções para garantir a comunicação adequada entre o MMC e o mecanismo do CA ARCserve RHA.

Atualização da instalação

Embora o CA ARCserve RHA seja diferente da versão anterior em muitos aspectos, não há diferença importante entre uma nova instalação e a atualização da versão existente. O sistema detecta automaticamente componentes anteriores e o assistente de MSI executa todas as tarefas necessárias para atualizar o aplicativo. Muitos componentes da versão anterior podem permanecer na rede e você pode importar cenários existentes e reutilizá-los no gerenciador do CA ARCserve RHA.

Importante: O cenário Sistema completo deve ser executado novamente ao menos uma vez após a atualização para r16.0 SP2 a partir de uma release anterior.

Observação: os cenários criados na versão anterior foram salvos por padrão em INSTALLDIR:\Program Files\CA/ARCserve RHA\ws_scenarios. Para obter mais informações sobre o processo de importação, consulte o Guia de Administração do CA ARCserve RHA.

Para uma atualização bem-sucedida, o único componente que você precisa remover é o mecanismo anterior do CA ARCserve RHA. Por isso, é necessário desinstalar o CA ARCserve RHA de cada servidor mestre e de réplica. Use o arquivo Setup.exe para automatizar esse procedimento ou faça-o manualmente antes de iniciar a nova instalação.

Observação: se estiver tentando instalar o serviço de controle em um computador com a interface de usuário de uma versão anterior, esta mensagem será exibida:

Foi detectada uma versão anterior do CA ARCserve RHA. Não é necessário removê-la para instalar a nova versão.

Clique em OK e continue a instalação.

Para remover o Mecanismo anterior usando o arquivo setup.exe:

  1. Clique duas vezes no arquivo de instalação Setup.exe. O assistente de instalação do CA ARCserve RHA é exibido.
  2. Clique na opção Instalar. A página Instalar componentes é apresentada.
  3. Clique na opção Instalar mecanismo do CA ARCserve RHA. Clique na opção Instalar mecanismo do CA ARCserve RHA.

    A caixa de diálogo Escolher idioma de instalação é exibida.

  4. Selecione, na lista suspensa, o idioma do assistente de instalação que preferir e clique em OK.

    Uma barra de andamento é apresentada.

  5. Após a conclusão do processo inicial, a página Bem-vindo é apresentada.
  6. Clique em Avançar. O sistema detecta se existe um mecanismo anterior no servidor e a página Informações sobre a versão anterior é apresentada.
  7. Para remover automaticamente o mecanismo anterior, clique em Avançar. Uma barra de andamento é apresentada.
  8. Após a conclusão do processo de remoção, a página Contrato de Licença aparece.
  9. Siga as instruções do assistente até concluir a instalação, conforme descrito na seção Instalando o mecanismo do CA ARCserve RHA.

Observação: todos os marcadores e pontos de retrocesso existentes são perdidos após a atualização.

Atualização em fases

Esta release do CA ARCserve RHA é compatível com a versão anterior e, portanto, pode-se atualizá-la ao longo do tempo.

Para executar o CA ARCserve RHA em um ambiente misto, verifique o seguinte:

Aplicativo proxy XONET

O aplicativo proxy XONET é um serviço com base no TCP/IP que permite versões anteriores e atuais dos mecanismos do CA ARCserve RHA existirem na mesma porta de rede. Use-o quando desejar atualizar gradualmente uma grande base de instalação de distribuição de conteúdo. Consulte o tópico, Desinstalar aplicativos v4 e proxy, quando estiver pronto para remover a versão anterior.

A configuração do XONET é feita automaticamente durante o processo de atualização. Ao instalar a atualização em outra porta, o XONET monitora a porta 25000 e analisa as conexões de entrada. Todas as conexões v4 são roteadas para a porta 24000 (padrão) e todas as conexões da versão atual para a porta 26000 (padrão).

Para obter mais informações, consulte o tópico, Aprimoramentos do programa de instalação.

Observação: o proxy XONET oferece suporte somente a plataformas Windows.

Pacote do InstallShield

O pacote do InstallShield para CA ARCserve RHA foi aperfeiçoado com uma nova opção Preserve v4, a fim de oferecer suporte a um plano de atualização em fases. Ative esta opção para manter instalações anteriores ao instalar a versão atual do CA ARCserve RHA. O programa de instalação modifica a configuração da porta existente, armazenada no arquivo ws_rep.cfg da v4 para 24000 e instala um novo arquivo ws_rep.cfg com a configuração de porta 26000.

O programa de instalação remota também oferece suporte a instalações que preservem a v4. Durante a verificação do cenário, o programa de instalação remota detecta as versões de todos os produtos do CA ARCserve RHA instalados na máquina de destino. Ao detectar a v4, a caixa de diálogo Configurações de instalação apresenta uma opção adicional, Desinstalar o mecanismo da versão 4 antes da atualização. Esta opção é ativada por padrão. Caso deseje manter a v4, desmarque a caixa de seleção para exibir campos adicionais. Os cenários da v4 são importados e convertidos automaticamente.

Importante: se você instalar o proxy XONET em um cluster da Microsoft, deve-se também instalar a hotfix T5LT025 ou ele não funcionará. Para obter a correção, entre em contato com o suporte para solicitá-la.

Porta da versão 4

Este é o número da porta para a qual o mecanismo da v4 será movido. O valor padrão, 24000, não deve ser alterado.

Porta Proxy

Este é o número da porta na qual o aplicativo proxy XONET efetuará a detecção. O valor padrão, 25000, não deve ser alterado.

Número de porta

Este é o número da porta na qual o mecanismo da versão atual efetua a detecção. O valor padrão, 26000, não deve ser alterado.

O programa de instalação também executa o seguinte:

Observação: a instalação do proxy é feita automaticamente durante a atualização; não existe nenhum executável separado.

Desinstalar aplicativos v4 e proxy

É possível desinstalar aplicativos v4 e proxy manualmente e em cada servidor.

Para desinstalar aplicativos v4 e proxy

  1. Interrompa o serviço proxy do XONET por meio do mini-aplicativo Services.
  2. Execute o serviço proxy do XONET com a opção -uninstall para removê-lo.
  3. Se desejar, remova o aplicativo proxy XONET do disco.
  4. Desinstale o WANsync v4 com a opção Adicionar/remover programas no painel de controle do Windows.
  5. Edite a configuração da porta no arquivo ws_rep.cfg da versão atual para 25000.
  6. Reinicie o mecanismo por meio do miniaplicativo de serviços.

Solução de problemas do proxy XONET

Sintoma:

Não é possível acessar o mecanismo a partir da interface de usuário (ele é exibido como desconectado).

Solução:

Faça o seguinte:

  1. Verifique se o serviço do mecanismo está ativo e em execução (vá até o miniaplicativo de serviços e verifique o status do mecanismo).
  2. Verifique se o serviço proxy está ativo e em execução (vá até o miniaplicativo de serviços e verifique o status do serviço CAXOProxy).
  3. Verifique se as portas do mecanismo, para as versões v4 e atual, correlacionam com a configuração das portas do serviço proxy. Configuração das portas padrão do proxy (vá até o miniaplicativo de serviços e clique duas vezes na entrada do serviço proxy. Verifique os parâmetros de Caminho do campo do executável).
    1. A porta proxy principal deve ser 25000.
    2. A porta do proxy da v4 deve ser 24000 (a porta do mecanismo da v4 deve escutar esta porta; verifique o arquivo ws_rep.cfg na v4).
    3. A porta da versão atual do proxy deve ser 26000 (o mecanismo deve escutar esta porta; verifique o arquivo ws_rep.cfg).
  4. Verifique se os cenários para a v4 e a versão atual se referem à porta principal do proxy (nas opções Cenário, Mecanismo, a porta do mecanismo deve ser definida com o valor padrão da porta principal do proxy (25000).