Tópico anterior: Criar um cenário do SharePoint Server para implantações de farm de servidores (All in One)

Próximo tópico: Definir propriedades do cenário

Criar vários cenários para o farm do SharePoint Server (implantações distribuídas)

As implantações do SharePoint geralmente incluem aplicativo, banco de dados e servidores de balanceamento de carga front-end da web, sendo que, cada um deles é essencial para o sucesso da operação do aplicativo. Para proteger as implantações em ambientes distribuídos como este, é necessário um cenário para cada um dos seguintes cenários:

Nesta release, é possível criar um único grupo de cenários que configura os cenários individuais necessários para proteger uma implantação distribuída, e permite definir propriedades de alternância em nível de grupo, para que todo o farm possa ser alternado quando uma falha for detectada em qualquer lugar da implantação. O CA ARCserve RHA automaticamente detecta a topologia do farm e cria o cenário necessário para cada componente detectado.

Observação: se você instalou o software do SQL Server e do SharePoint Server no mesmo host, é preciso apenas um cenário de alta disponibilidade do SharePoint para protegê-lo. O painel Farm Discovery não é exibido se esse host for o único servidor no farm.

Para criar vários cenários do SharePoint Server para um farm do Sharepoint.

  1. No gerenciador, clique no botão Novo cenário para iniciar o Assistente de criação de cenários.

    A tela de boas-vindas é exibida.

  2. Na tela Bem-vindo, faça o seguinte:
    1. Clique em Criar cenário.
    2. Digite um novo nome em Grupo de cenários que o CA ARCserve RHA criará com o cenário.
    3. Clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Selecionar o tipo de servidor e de produto é aberta.

  3. Nesta tela, faça o seguinte:
    1. Selecione MS SharePoint Server, no Tipo de servidor.
    2. Clique em Cenário de alta disponibilidade (HA), no Tipo de produto.
    3. Clique em Nenhum para as tarefas na réplica. Para obter mais informações sobre o teste de Recuperação garantida, consulte o Guia do Usuário do CA ARCserve RHA.
    4. Clique em Avançar.

    A tela Hosts mestre e de réplica é exibida.

  4. Faça o seguinte:
    1. Digite um nome para o cenário a ser adicionado ao grupo.
    2. No campo Nome/IP do host mestre, digite o nome do host ou endereço IP do servidor front-end da web do SharePoint. O CA ARCserve RHA detecta todos os servidores do SharePoint em sua implantação.
    3. No campo Nome/IP do host de réplica, digite o nome do host ou endereço IP de um servidor que deseja usar como o servidor de reserva.
    4. Para os números de porta, aceite o valor padrão.
    5. Ative a opção Verificar o mecanismo do CA ARCserve RHA nos hosts.
    6. Clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Verificação do mecanismo é aberta.

  5. Aguarde enquanto a verificação do mecanismo é concluída. Se for necessário, clique para instalar o mecanismo em um ou nos dois servidores, em seguida, clique em Avançar.

    A tela Configurar os mapeamentos do host mestre e de réplica é aberta, mostrando uma lista dos servidores detectados em sua implantação.

  6. Nesta tela, faça o seguinte:
    1. Na lista Mapeamentos de host, selecione os servidores do SharePoint que deseja proteger. O primeiro mestre é automaticamente listado a partir das informações fornecidas na tela Hosts mestre e de réplica.
    2. Na coluna Nome do host de réplica, digite o nome do host de réplica para cada servidor selecionado.
    3. Na coluna Nome do cenário, digite um único nome de cenário para cada servidor selecionado.
    4. Ative a opção Verificar o mecanismo do CA ARCserve RHA nos hosts.
    5. Clique em Avançar.

    A tela Verificação do mecanismo é exibida, mostrando o status para cada servidor mestre e de réplica atribuído e detectado. O primeiro servidor especificado é excluído da lista porque ele já foi verificado.

  7. Instale o mecanismo em qualquer servidor, se necessário, e clique em Avançar.

    A tela Banco de dados para replicação é exibida.

  8. Ative a opção Replicar novos bancos de dados nos diretórios raiz selecionados, em seguida, clique em Avançar.
  9. Aguarde enquanto a configuração do servidor, nos servidores mestre e de réplica, é comparada. As réplicas são configuradas automaticamente para coincidir com os mestres.
  10. Quando a tela Configuração da réplica é exibida, clique em Avançar se qualquer réplica não estiver configurada automaticamente. Para farms de servidores, digite as credenciais da conta do administrador do domínio. Para o SharePoint Server 2007, digite o nome de usuário, a senha e o domínio. Para o SharePoint Server 2010, digite o nome de usuário, a senha, o domínio e a senha do farm. A conta determinada é estabelecida como a conta de logon para o serviço do SharePoint COM+ do CA ARCserve RHA na réplica para processar a configuração automática. Para obter mais informações, consulte o tópico Serviço do SharePoint COM+ do CA ARCserve RHA.

    A tela Propriedades do cenário é exibida.

  11. Esta tela exibe as propriedades com cada cenário, em sua própria guia. Pode-se configurar as propriedades de cada cenário de maneira independente. Clique em Avançar ao concluir.

    A tela Propriedades do mestre e da réplica é exibida.

  12. Esta tela também apresenta uma guia para cada cenário, tornando possível definir as propriedades de forma independente. Clique em Avançar ao concluir.

    Depois que o CA ARCserve RHA recupera as configurações padrão para todos os cenários no grupo, a janela Propriedades de alternância é exibida.

  13. Defina as propriedades em cada guia e clique em Avançar quando tiver concluído.

    A caixa de diálogo Início da alternância e da replicação inversa é aberta.

  14. Todos os cenários compartilham as mesmas configurações na tela. Selecione Alternância ou Replicação inversa e defina um como Automático, não os dois. Clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Propriedades do grupo é aberta.

  15. Esta tela permite especificar as definições de alternância do grupo. Faça o seguinte:
    1. Expanda o grupo de propriedades das Configurações de alternância.
    2. Caso queira o grupo inteiro para alternância como uma única entidade, ative Alternância como uma propriedade do Grupo.
    3. Expanda a propriedade da Falha de alternância do grupo de disparadores. Todos os cenários em seu grupo serão listados. Defina o valor como Ativado para qualquer cenário que deva disparar alternância para o grupo inteiro, em caso de falhas.
    4. Se o CA ARCserve RHA não puder fazer a alternância no grupo inteiro, pode-se definir a opção Ações para quando não for possível alternar como um grupo como Ativado.
    5. Clique em Avançar.

    Aguarde enquanto o CA ARCserve RHA executa a verificação do grupo.

  16. O processo de verificação realmente verifica cada cenário no grupo e lista todos os erros ou avisos encontrados. Você deve corrigir os erros e verificar os avisos antes de continuar. Finalmente, clique em Avançar.

    Observação: se a verificação do cenário relatar um erro sobre as réplicas ainda existentes no farm, é um problema de configuração. Execute o assistente de configuração do SharePoint no servidor de réplica a partir do menu Iniciar do Windows para desconectá-lo do farm do mestre e, em seguida, repita a configuração automática.

  17. O grupo do cenário está pronto. Siga um destes procedimentos: