Tópico anterior: Acessar o servidor de backupPróximo tópico: Entendendo o painel Status


Entendendo a barra de menus

A barra de menus permite realizar as seguintes tarefas:

A tela a seguir exibe a barra de menus:

Barra de menus

A barra de menus inclui as seguintes opções:

Servidor de backup

Permite adicionar, modificar e excluir servidores com o Agente do Arcserve UDP (Linux) instalado. É possível instalar o Agente do Arcserve UDP (Linux) em vários servidores e gerenciar todos os servidores instalados a partir de uma interface de usuário central. Os nós que são gerenciados pelo servidor selecionado são exibidos no painel Status. Todos os servidores adicionados são exibidos no painel Servidores de backup. Não é possível modificar ou excluir o servidor central. Um servidor central é o primeiro servidor exibido no painel Servidores de backup. É possível modificar e excluir outros servidores pelo painel Servidores de backup. O botão Modificar permite atualizar apenas o número da porta dos servidores.

Permite adicionar, modificar e excluir nós dos quais deseja fazer backup. Nós são os computadores do quais você deseja fazer backup. É possível adicionar vários nós para fazer backup. Também é possível detectar nós que estão presentes na sua rede usando um script. É possível adicionar, no máximo, 200 nós para cada servidor.

Se excluir um nó, o servidor de backup limpará todas as informações sobre o nó do banco de dados, inclusive as informações de tarefas de backup. O servidor de backup também exclui os drivers do nó. Pode levar algum tempo para excluir os drivers completamente.

Assistentes

Permite iniciar o Assistente de backup e o Assistente de restauração para ajudar a guiá-lo durante o processo de backup e restauração.

Tarefa

Permite gerenciar as tarefas que você cria. Uma tarefa é uma instância de uma operação de backup ou restauração. Depois de criar uma tarefa de backup para um nó, não será necessário criar outra tarefa para executar um backup para o mesmo nó na próxima vez. No entanto, será necessário criar uma tarefa de restauração sempre que desejar executar uma BMR.

Armazenamento de backup

Permite adicionar e gerenciar os locais de armazenamento de backup. O local de armazenamento de backup pode ser o compartilhamento de NFS (Network File System – Sistema de Arquivos de Rede), o compartilhamento CIFS (Common Internet File System – Sistema de Arquivos de Internet Comum) ou Local. Local é um caminho local no servidor de backup.

Quando você adiciona um local de armazenamento de backup, deve fornecer as credenciais para o local de armazenamento de backup selecionado. Só é possível modificar o nome de usuário e a senha do compartilhamento CIFS. Não é possível modificar os detalhes do compartilhamento NFS. Marque a caixa de seleção Executar o script quando o espaço livre for menor que, para executar o script backup_storage_alert.sh quando o espaço livre for menor que o valor especificado. Esse valor pode ser uma porcentagem do espaço total no destino do backup ou uma quantidade mínima de espaço em disco (em MB) no destino do backup. O script backup_storage_alert.sh pode ser configurado para enviar um alerta quando o espaço livre disponível for menor do que o valor especificado.

Observação: para obter mais informações sobre como configurar o script backup_storage_alert.sh, consulte o tópico Como integrar e automatizar o Agente do Arcserve UDP (Linux) com o ambiente de TI existente.

Depois de adicionar um local de armazenamento de backup, é possível visualizar o tamanho total do arquivo correspondente e o espaço vazio no painel Status. Selecione um local de armazenamento de backup para ver os conjuntos de recuperação, os pontos de recuperação e a quantidade de espaço usada para cada nó que são copiados para backup no local de armazenamento de backup. Os destinos de armazenamento incluídos também são exibidos na página Destino do backup do Assistente de backup e na página Pontos de recuperação do Assistente de restauração.

Ferramentas

O menu de ferramentas inclui o botão Atualizar e o botão Filtro.

Parar

Permite atualizar a área de exibição selecionada no painel Status, incluindo o Log de atividades, para exibir as mensagens de status de restauração ou de backup mais recentes.

Filter

Permite filtrar as informações exibidas no painel Status com base nas informações fornecidas. O botão Filtro atua como um comutador para poder mostrar e ocultar os filtros usando o mesmo botão. Quando você escolhe mostrar os filtros, os campos de pesquisa são exibidos no painel Status. Quando você oculta os filtros, os campos de pesquisa são removidos do painel Status.

A tela a seguir exibe os filtros aplicados ao Log de atividades:

Botão Filtro