Tópico anterior: Efetuar recuperação bare metalPróximo tópico: Recuperar usando uma VM no modo de espera virtual do Hyper-V


Gerenciando o menu de operações de BMR

O menu de operações de BMR consiste nos três seguintes tipos de operações:

Operações específicas de disco:

Para executar as operações de disco específicas, selecione o cabeçalho do disco e clique em Operações.

Limpar o disco

Essa operação é usada para limpar todas as partições de um disco e é:

  • Um método alternativo para excluir todos os volumes de um disco. Com a operação Limpar o disco, não é necessário excluir cada volume, um por um.
  • Usada para excluir as partições que não sejam Windows. Devido a uma limitação do VDS, as partições que não são Windows não podem ser excluídas da IU, mas você pode usar esta operação para limpar todas elas.

Observação: durante a BMR, quando o disco de destino possui partições não Windows ou partições OEM, não é possível selecionar essa partição e excluí-la da UI da BMR. Geralmente isso pode ocorrer se você nunca instalou o Linux/Unix no disco de destino. Para solucionar o problema, execute uma das seguintes tarefas:

  • Selecione o cabeçalho do disco na UI da BMR, clique em Operações e use a operação Limpar o disco para apagar todas as partições no disco.
  • Abra um prompt de comando e digite Diskpart para abrir o console de comando Diskpart. Em seguida, digite "select disk x", em que 'x' é o número de disco e "clean" para apagar todas as partições no disco.
Converter em MBR

Essa operação é usada para converter um disco em MBR (Master Boot Record – Registro mestre de inicialização). Ela está disponível apenas quando o disco selecionado é um disco GPT (GUID Partition Table – Tabela de partição GUID) e não há volumes nesse disco.

Converter em GPT

Essa operação é usada para converter um disco em GPT. Ela está disponível apenas quando o disco selecionado é um disco MBR e não há volumes nesse disco.

Converter em básico

Essa operação é usada para converter um disco em disco básico. Ela está disponível apenas quando o disco selecionado é um disco dinâmico e não há volumes nesse disco.

Converter em dinâmico

Essa operação é usada para converter um disco em disco dinâmico. Ela está disponível apenas quando o disco selecionado é um disco básico.

Disco online

Essa operação é usada para colocar um disco online. Ela está disponível apenas quando o disco selecionado está no status offline.

Propriedades do disco

Essa operação é usada para exibir detalhes sobre as propriedades do disco. Está sempre disponível e quando você seleciona essa operação, uma caixa de diálogo Propriedades do disco é exibida.

Operações específicas de volume/partição:

Para executar operações de volume/partição, selecione a área de corpo do disco e clique em Operações. Nesse menu, é possível criar novas partições que correspondam às partições do disco no volume de origem.

Criar partição primária

Essa operação é usada para criar uma partição em um disco básico. Ela está disponível somente quando a área selecionada é um espaço em disco não alocado.

Criar partição lógica

Essa operação é usada para criar uma partição lógica em um disco MBR básico. Está disponível somente quando a área selecionada é uma partição estendida.

Criar partição estendida

Essa operação é usada para criar uma partição estendida em um disco MBR básico. Está disponível apenas quando o disco é um disco MBR e a área selecionada é um espaço em disco não alocado.

Criar partição reservada do sistema

Essa operação é usada para criar a partição reservada do sistema em um sistema de firmware do BIOS e compilar um relacionamento de mapeamento com a partição de sistema EFI de origem. Está disponível apenas quando você restaura um sistema UEFI para um sistema BIOS.

Observação: se você tiver feito a conversão de UEFI para um sistema compatível com o BIOS anteriormente, use a operação Criar partição reservada do sistema para redimensionamento do disco de destino.

Criar partição de sistema EFI

Essa operação é usada para criar a partição de sistema EFI em um disco GPT básico. Está disponível apenas quando o firmware do computador de destino é UEFI e o disco selecionado é um disco GPT básico.

Observação: se tiver feito a conversão de BIOS para um sistema compatível com UEFI anteriormente, use a operação Criar partição de sistema EFI para o redimensionamento do disco de destino.

Observação: os sistemas que oferecem suporte à UEFI também exigem que a partição de inicialização resida em um disco GPT (GUID Partition Table - Tabela de Partição do GUID). Se estiver usando um disco MBR (Master Boot Record), você deverá converter esse disco em um disco GPT e, em seguida, usar a operação Criar partição de sistema EFI para redimensionamento do disco.

Redimensionar volume

Essa operação é usada para redimensionar um volume. Ela é um método alternativo do Windows "Ampliar volume/Reduzir volume". Está disponível somente quando a área selecionada é uma partição de disco válida.

Excluir volume

Essa operação é usada para excluir um volume. Está disponível somente quando a área selecionada é um volume válido.

Excluir partição estendida

Essa operação é usada para excluir a partição estendida. Está disponível somente quando a área selecionada é a partição estendida.

Propriedades do volume

Essa operação é usada para exibir propriedades de volume detalhadas. Quando você seleciona essa operação, uma caixa de diálogo Propriedades do volume é exibida.

Operações específicas de BMR:

Essas operações são específicas para a BMR. Para executar operações de BMR, selecione o cabeçalho do disco ou a área do corpo do disco e clique em Operações.

Mapear disco de

Essa operação é usada para compilar um mapeamento de relacionamento entre os discos dinâmicos de origem e de destino. Está disponível apenas quando o disco selecionado é um disco dinâmico.

Observação: ao fazer mapeamento para outro disco, a capacidade de cada volume de destino mapeado deve ser do mesmo tamanho ou maior do que o volume de origem correspondente.

Mapear volume a partir de

Essa operação é usada para compilar um relacionamento de mapeamento entre o volume básico de origem e de destino. Ela está disponível apenas quando o volume selecionado é um volume básico.

Observação: ao fazer mapeamento para outro disco, a capacidade de cada volume de destino mapeado deve ser do mesmo tamanho ou maior do que o volume de origem correspondente.

Confirmar

Essa operação está sempre disponível. Todas as operações são armazenadas em cache na memória e elas não modificam os discos de destino até que você selecione a operação de confirmação.

Redefinir

Essa operação está sempre disponível. A operação Redefinir é usada para abandonar suas operações e restaurar o layout do disco para o status padrão. Essa operação limpará todas as operações em cache. Redefinir significa recarregar as informações de layout do disco de origem e de destino a partir do arquivo de configuração e do sistema operacional atual, e descartar quaisquer informações de layout de disco alteradas pelo usuário.