Previous Topic: Discos suportados pelo Arcserve UDP Agent (Windows)Next Topic: Diretrizes da tarefa de mesclagem


O Arcserve UDP Agent (Windows) em um ambiente Microsoft Hyper-V

O Arcserve UDP Agent (Windows) fornece proteção em nível de host e de VM (Máquina Virtual) para ambientes Microsoft Hyper-V. Os seguintes cenários descrevem as situações que podem ser encontradas e oferecem soluções de proteção ao usar o Arcserve UDP Agent (Windows).

Observação: certifique-se de aplicar a licença apropriada para cada um dos cenários.

Cenário 1 - Você quer proteger o servidor host Hyper-V:

  1. Instale o Arcserve UDP Agent (Windows) no servidor do host Hyper-V.
  2. Certifique-se de fazer backup do volume do sistema e de inicialização (caso opte pela filtragem de volume).
  3. Se o servidor do host Hyper-V sair do ar, siga o procedimento padrão de recuperação bare metal no Arcserve UDP Agent (Windows) para recuperá-lo.
  4. Caso deseje restaurar os arquivos selecionados, use o procedimento de restauração padrão do Arcserve UDP Agent (Windows).

Cenário 2 - Você quer proteger o servidor host Hyper-V e as máquinas virtuais hospedadas em tal servidor:

  1. Instale o Arcserve UDP Agent (Windows) no servidor do host Hyper-V.
  2. Certifique-se de que tenha feito backup do computador inteiro para fornecer proteção completa ao servidor host e às VMs.
  3. Envie as tarefas de backup.
  4. Para restaurar uma VM a partir de um backup do Arcserve UDP Agent (Windows), há duas soluções possíveis:
    1. Restaurar a VM no local original:
      • Na janela de restauração do Arcserve UDP Agent (Windows), selecione os arquivos da VM (.vhd, .avhd, arquivos de configuração, etc.).
      • Selecione Restaurar no local original como destino e selecione a opção Substituir os arquivos existentes para resolver conflitos.
      • Envie a tarefa de restauração.

      Observação: é recomendável desativar a VM antes de enviar a tarefa de restauração, pois, se o arquivo mais antigo estiver ativo, ele será substituído pelo Arcserve UDP Agent (Windows) apenas após a reinicialização do servidor do host Hyper-V para concluir o processo de restauração.

      • Ao concluir a tarefa de restauração, abra o Gerenciador Hyper-V e inicie a VM.
      • Se a VM ainda não estiver registrada no gerenciador Hyper-V, será necessário criar uma VM. Durante o processo de criação da VM, indique o caminho da configuração da VM e o arquivo .vhd para o mesmo caminho do local de destino em que a restauração foi executada.
    2. Restaurar a VM no local alternativo no mesmo servidor host Hyper-V:
      • Na janela de restauração do Arcserve UDP Agent (Windows), selecione os arquivos da VM (.vhd, .avhd, arquivos de configuração, etc.).
      • Selecione Restaurar em um local alternativo como destino e forneça um caminho de destino.
      • Envie a tarefa de restauração.
      • Abra o Gerenciador Hyper-V e crie uma VM quando concluir a tarefa de restauração. Durante o processo de criação da VM, aponte o caminho do arquivo VHD e da configuração da VM para o mesmo caminho do local de destino em que a restauração foi executada.
      • Inicie a VM, quando a VM estiver criada.

      Observação: para obter informações mais detalhadas sobre como restaurar máquinas virtuais Hyper-V, consulte a documentação do Microsoft Hyper-V.

Cenário 3 - Você quer proteger máquinas virtuais Hyper-V:

Para proteger suas VMs (Máquinas Virtuais) Hyper-V usando o Arcserve UDP Agent (Windows), há duas soluções possíveis:

  1. Instale o Arcserve UDP Agent (Windows) no servidor do host Hyper-V
  2. Instalar o Arcserve UDP Agent (Windows) na máquina virtual Windows

    Siga o procedimento padrão de backup e restauração para proteger a VM, do mesmo modo como é feito para uma máquina física.

Observação: nos cenários 2 e 3a, caso tenha vinculado/montado um LUN iSCSI diretamente na VM, não será backup dos dados no LUN por meio dos backups de nível de host Hyper-V do Arcserve UDP Agent (Windows). É possível superar essa limitação usando a mesma abordagem como na solução Instalar o Arcserve UDP Agent (Windows) na máquina virtual do Windows no cenário 3b.